Nesta terça-feira (18/01), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) submeteu à Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) um pedido de registro para um novo teste de Covid. O novo teste diferencia os vírus Influenza A, B (gripe) e do Sars-CoV-2 (Covid).
O teste “Kit Molecular Inf A/Inf B/SC2”, do tipo RT-PCR, possibilita o diagnóstico de qualquer uma das doenças em um único teste e foi desenvolvido pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).
Outro teste desenvolvido em estudos da Fiocruz, o kit molecular “Quadriplex SC2/VOC”, permite a detecção e triagem das variantes (alfa, beta, gama, delta e ômicron) da Covid, também com a tecnologia de PCR em Tempo Real (RT-PCR). O resultado indica a presença ou não dessas variantes. Para a identificação, no entanto, ainda é necessário o sequenciamento genético da amostra. O teste Quadriplex deverá ser submetido para registro junto à Anvisa até a próxima semana.
“Ambos os kits moleculares são mais uma importante contribuição de Bio-Manguinhos em um momento em que vivenciamos um aumento de casos de Covid-19, fruto da variante Ômicron, assim como estamos registrando um alto número de infectados pela influenza. Tais testes atestam a expertise do Instituto no campo do diagnóstico, sempre com respostas rápidas em momentos sensíveis”, afirma o vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Sotiris Missailidis.