Fiocruz esclarece quantidade de doses da vacina contra Covid-19 a ser entregue em março

A instituição estima que conseguirá entregar 3,8 milhões de doses do imunizante neste mês

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prestou esclarecimentos sobre número total de doses da vacina contra Covid-19, que será disponibilizada pela instituição no mês de março. A previsão é de entrega de 3,8 milhões de doses do imunizante, mas que irá depender dos resultados dos lotes de validação e liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

De acordo com a Fiocruz, no dia 12/02, foi iniciada a produção de dois lotes de pré-validação da vacina, com quantitativo previsto de 400 mil doses, que tiveram um bom rendimento e gerou, aproximadamente, 500 mil doses. Na semana seguinte, iniciou-se a produção de três lotes de validação.

O número total de doses a ser entregue ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em março irá depende do cumprimento de todas as etapas iniciais de produção. Além disso, para conseguir entregar os imunizantes, é preciso preencher os requisitos de qualidade, de forma a garantir sua eficácia e segurança, e ainda o deferimento do registro definitivo pela Anvisa.

Somente após os resultados dos lotes de validação e liberação pela Anvisa é que será possível afirmar as datas e quantitativos de vacina a serem disponibilizados ao PNI. Esta produção já faz parte de um processo de transferência inicial de tecnologia, que consiste na formulação da vacina a partir do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que ainda pode vir a enfrentar algum tipo de necessidade de reajuste no processo ou revalidação do lote.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fiocruz esclarece quantidade de doses da vacina contra Covid-19 a ser entregue em março
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui