Fiocruz interrompe produção de vacinas contra Covid; previsão de retomada é para terça-feira

Nesta sexta, a Fiocruz deve entregar mais de 5 milhões de doses ao PNI. Produção será interrompida por falta de insumos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa

A Fiocruz confirmou que, conforme havia sido comunicado no início desta semana, a partir desta quinta-feira (20/05), a produção da vacina contra Covid-19 será interrompida temporariamente por falta de insumos.

Com a chegada da nova remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), prevista para sábado (22/05), a expectativa é de que, já na próxima terça-feira (25/05), a produção seja retomada normalmente. Atualmente, a capacidade de produção da Fundação atinge cerca de 1 milhão de doses por dia.

Segundo a fundação, não há ainda previsão de que a interrupção temporária possa impactar entregas futuras. Caso haja algum impacto, isso será avaliado e comunicado mais à frente.

A Fiocruz destaca que o cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta.

Advertisement

Nesta sexta-feira (21/05) a Fiocruz prevê entregar cerca de 5,3 milhões de doses da vacina ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com isso, a Fundação ultrapassa a marca de 40 milhões de doses entregues, sendo 36,2 milhões produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e 4 milhões importadas prontas da Índia.

No total, a Fundação já produziu em torno de 50 milhões de doses do imunizante. As demais doses produzidas se encontram em diferentes etapas do processo de controle de qualidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fiocruz interrompe produção de vacinas contra Covid; previsão de retomada é para terça-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui