Fiocruz lança campanha de doação de leite humano

O objetivo é aumentar seus estoques de doações para atender os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia (UTI) Neonatal

Foto: (Reprodução Internet)

O Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) iniciou a campanha “O Melhor Presente”. O objetivo é aumentar seus estoques de doações para atender os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia (UTI) Neonatal, especialmente durante o período de festas e férias.

“O nosso objetivo é estimular as mulheres em fase de amamentação a fazerem doações de leite humano durante todo o ano, mas durante feriados prolongados e férias, o volume de leite materno coletado diminui, muitas vezes por conta das viagens que as doadoras realizam neste período de férias. Então, é necessário lembrar da importância das doações para a vida dos recém-nascidos prematuros ou com condições crónicas de saúde”, explica a coordenadora do BLH do IFF/Fiocruz, Danielle Aparecida da Silva.

O BLH da instituição está com um estoque baixo de leite em seus freezers, cerca de apenas 60 litros de leite pasteurizado. Conforme informado por Danielle Aparecida, para garantir com segurança a alimentação de bebês prematuros, ou que precisam ganhar peso, internados no IFF/Fiocruz, seriam necessários cerca de 250 litros de leite humano por mês.

“No ano passado, mesmo com a pandemia, alcançamos um volume de leite doado de até 350 litros no mês de setembro, enquanto neste ano coletamos apenas 210 litros de leite no mesmo mês. Por isso, gostaríamos de convidar mulheres que estejam amamentando seus filhos e produzindo um volume excedente, para doarem ao BLH, para que juntos possamos suprir a necessidade desses bebês prematuros”, incentiva Danielle Aparecida da Silva.

Bebês que se alimentam do leite materno ficam menos doentes e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento.

“O leite humano reduz em 13% a mortalidade infantil até os cinco anos, além de evitar diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade, por isso o leite humano doado é ‘O Melhor Presente’ que os prematuros internados na UTI Neonatal do Instituto podem receber nessas festas”, comenta Danielle Aparecida sobre a campanha.

Para doar, basta ser mulher em fase amamentação e entrar em contato com o BLH do IFF/Fiocruz pelo WhatsApp: (21) 98508-6576 ou telefone: (21) 2554-1703.

A instituição esclarece que a doação de leite humano continua sendo segura durante a pandemia, a extração do leite humano pode ser realizada no domicílio da doadora, que ao entrar em contato com o BLH receberá todas as instruções de como realizar essa coleta e armazenamento do seu leite. Uma vez por semana, a doadora recebe a visita dos colaboradores do BLH para a retirada do frasco com leite e para deixar frascos estéreis para uma próxima doação.

Quando o leite materno chega ao BLH, ele passa por um processo de seleção e classificação, pasteurização e controle de qualidade microbiológico para garantir a qualidade do produto e direcioná-lo de forma individualizada a cada recém-nascido prematuro buscando responder todas as suas necessidades nutricionais.

Para realizar as doações, as mães precisam seguir alguns requisitos, como apresentar exame de pré-natal, não podem ser fumantes, usuárias de drogas ou de bebidas alcoólicas.

Para mais informações, acesse:

Telefones: 0800 026 8877 / (21) 2554-1703
WhatsApp: (21) 98508-6576
Instagram: @bancodeleite_iff
Portal da Fiocruz

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui