Fiocruz lança Projeto CUIDA Chagas nas plataformas digitais

O projeto é uma iniciativa internacional que tem como objetivo contribuir para a eliminação da transmissão vertical da doença

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Divulgação/Fiocruz

Nesta quarta-feira (10/8), o projeto CUIDA Chagas faz o lançamento de plataformas digitais com o objetivo de aumentar a visibilidade para a doença de Chagas e divulgar as suas atividades. Além do website, CUIDA Chagas inicia seu caminho nas redes sociais com uma página de Facebook e conta no Instagram.

O projeto, coordenado pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), conta com a parceria do Instituto Nacional de Salud – INS (Colômbia), o Instituto Nacional de Laboratórios de Salud – Inlasa (Bolívia), o Servicio Nacional de Erradicación del Paludismo – Senepa (Paraguai) e a aliança global para diagnósticos – FIND, além do financiamento de Unitaid e do Ministério da Saúde do Brasil. O conteúdo destaca a importância da presença de material educativo, novidades científicas, material formativo para trabalhadores da saúde e notícias sobre os avanços do trabalho em campo nos mais de 30 municípios e 4 países onde o projeto CUIDA Chagas atua.

CUIDA Chagas é uma iniciativa internacional que tem como principal objetivo contribuir para a eliminação da transmissão vertical da doença de Chagas, a qual acontece durante a gravidez ou parto. Para isso, estão sendo realizadas pesquisas de inovação e implementação que visam melhorar o diagnóstico, tratamento e cuidado das pessoas acometidas pela doença de Chagas em mais de 30 municípios do Brasil, Bolívia, Colômbia e Paraguai.

Dentre os objetivos específicos dos canais digitais, destaca-se trabalhar a quebra de estigmas e preconceitos que existem sobre Chagas, os quais acabam dificultando o acesso à saúde às pessoas afetadas.

“Chagas não é uma doença do passado, que acontece apenas com pessoas idosas ou em áreas rurais, como muita gente pensa. Trata-se de uma problemática atual que afeta entre 6 e 8 milhões de pessoas e está presente em todas as idades e classes sociais, sendo também relevante em ambientes urbanos. Faz parte do nosso trabalho conseguir que mais pessoas conheçam essa realidade e decidam se engajar em ações individuais e coletivas para o controle da doença”, ressalta Javier Abi-Saab, gerente de comunicação e engajamento comunitário do CUIDA Chagas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Fiocruz lança Projeto CUIDA Chagas nas plataformas digitaisddr newsletter Fiocruz lança Projeto CUIDA Chagas nas plataformas digitais
Vanessa Costa
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui