Fiocruz prepara programação online para Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Em comemoração à data, a Fiocruz preparou uma programação on-line nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2021

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/02) foi instituído em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em comemoração à data, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) preparou uma programação on-line nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2021. A transmissão será feita ao público através do canal da Fiocruz no YouTube. Apenas no primeiro dia não haverá transmissão aberta.

O primeiro dia, 10 de fevereiro, será dedicado exclusivamente às unidades regionais da Fiocruz que foram selecionadas no edital Mais Meninas na Ciência em 2020. Além disso, também reunirá as estudantes que se inscreveram na seleção para visita à Fiocruz no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência do ano passado. 

A programação aberta ao público tem início no dia 11 de fevereiro, às 10h. Na ocasião, será lançado o vídeo do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência na Fiocruz. A primeira mesa virtual é composta pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Mychelle Alves; a representante da coordenação colegiada do Comitê Pro-equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, Marina Maria; a Associação de Pós-graduandos da Fiocruz, representada por Elizabeth Leite; e a coordenadora de Divulgação Científica/Vpeic e do Projeto Mulheres e Meninas na Ciência na Fiocruz, Cristina Araripe

Em seguida, ainda na manhã do dia 11, a Casa de Oswaldo Cruz (COC) apresenta um vídeo da série Mulheres na Fiocruz: Pioneiras. No lançamento, estarão presentes a documentarista Cristiana Grumbach e as pesquisadoras Nara Azevedo e Daiane Rossi, ambas da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). As homenageadas desse episódio da série são as pioneiras Anna Kohn, Monica Barth e Luiza Cristina Krau.

Advertisement

Na parte da tarde, às 14h, uma mesa virtual reúne cientistas para falar sobre Mulheres no enfrentamento da Covid-19 na Fiocruz. A atividade conta com a presença de: Fabiana Damásio (Fiocruz Brasília), Margareth Dalcomo (Escola Nacional de Saúde Pública), Margareth Portela (Escola Nacional de Saúde Pública), Marilda Siqueira (Instituto Oswaldo Cruz), Rosane Cuber Guimarães (Bio-Manguinhos) e Valdiléa Veloso (Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas). A anfitriã é a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz), Cristiani Vieira Machado.

Para finalizar o dia 11, às 16h, o projeto Meninas Negras na Ciência apresenta a live “O que você quer ser quando crescer?”, ministrada por Hilda Gomes e Aline Pessoa (Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz). Diferente do resto da programação, a live será transmitida pelo canal do YouTube do Museu da Vida.

O dia 12 de fevereiro também traz surpresas. Às 10h, a mesa virtual Menina hoje, cientista amanhã: encontro de gerações reúne Beatriz Grinsztejn (Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas), Marilda Gonçalves (Fiocruz Bahia), Zélia Profeta (Fiocruz Minas), Jaqueline Goes (Universidade de São Paulo), Aryella Corrêa (Pibic/Far-Manguinhos) e Amanda da Rocha Paula Reyes (Programa de Vocação Científica no Instituto Oswaldo Cruz). 

Também será lançado o e-book Menina Hoje, Cientista Amanhã, produzido pela Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz. Os organizadores do material, Cristina Araripe, João Boueri e Valentina Leite, estarão presentes.

Para finalizar a programação, Desigualdades e gênero é o tema da mesa coordenada por Anakeila Stauffer (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio). As convidadas são Dália Romero (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde), Isabela Soares Santos (Escola Nacional de Saúde Pública), Martha Moreira (Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira), Paula Bevilacqua (Fiocruz Minas), Roberta Gondin (Escola Nacional de Saúde Pública) e Roseane Corrêa (Escola Nacional de Saúde Pública).

Para quem deseja acompanhar o evento, a Fiocruz lançou um convite com links para insrcições do primeiro dia e de acesso para os demais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fiocruz prepara programação online para Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Fiocruz prepara programação online para Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui