Firjan e Governo do Estado firmam parceria para atuação no Programa Cidade Integrada

A presidente da Associação de Moradores da Muzema destacou que a participação da Firjan no programa eleva as expectativas de transformações sociais locais

Favela da Muzema (Foto: Reprodução)

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Governo do Estado firmaram uma parceria na terça-feira (21), formalizando a adesão do sistema Firjan SENAI SESI ao Programa Cidade Integrada, cujo objetivo é beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social, em comunidades de baixa renda.

Durante a solenidade, o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, afirmou que a parceria entre a instituição e o Programa Cidade Integrada será benéfica para ambos os lados, uma vez que a Firjan tem experiência neste tipo de ação, através do Programa SESI Cidadania e outros programas.

“Esta parceria é um ganha-ganha. Uma honra contribuir com o Cidade Integrada, nos valendo da experiência que adquirimos com o Programa SESI Cidadania, ao levarmos profissionalização, qualificação e oportunidades de inclusão social para os mais vulneráveis”, afirmou Luiz Césio Caetano.

O secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, por sua vez, agradeceu à Firjan por ter aceitado participar do programa Cidade Integrada, que atenderá, inicialmente, os moradores do Jacarezinho e da Muzema. A Firjan contratou 2 agentes comunitários para conhecer as necessidades locais, para depois aplicar uma estratégia de ação.

Ainda durante o evento, a presidente da Associação de Moradores da Muzema, Gleysiane Barros, destacou que a participação da Firjan no programa eleva as expectativas de transformação social dos habitantes da região. Muito aplaudida pelos moradores, que comparecerem em peso ao evento, Gleysiane se disse ansiosa para conhecer os cursos gratuitos que serão oferecidos pela Firjan SESI aos moradores da Mazuma, que conta com sete associações.

Lançado, em 2010, o SESI Cidadania foi elaborado para levar educação, esporte, cultura e empreendedorismo às áreas carentes do Estado do Rio. O programa já atendeu mais de 2 milhões de pessoas, em 34 comunidades. O SESI Cidadania contempla 5 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Organizações das Nações Unidas (ONU): erradicação da Pobreza, Educação de Qualidade, Emprego Digno e Crescimento Econômico, Redução das Desigualdades e Parcerias em Prol das Metas.

A cerimônia contou com a  participação do presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano; do 2º vice-presidente da Firjan, Carlos Erane de Aguiar; do diretor executivo Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis; do secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione; e outras autoridades do governo relacionadas ao projeto.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui