Firjan IEL reúne especialistas do Brasil e do mundo para debater a cultura de dados nas empresas

Seminário executivo on-line e gratuito ocorre nesta sexta-feira, 20, a partir das 9h, e vai mostrar que os dados podem ser utilizados não só pelas grandes, mas por pequenas empresas como estratégia de negócios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Reunir informações dos clientes, analisar esses dados e oferecer soluções para o aumento da produtividade de forma personalizada. É assim que a distribuidora de produtos para panificação, FlashRio, se apropria da cultura de dados e prova que este também é um assunto para pequenos negócios.

Uma das empresas confirmadas na Jornada Dados como Estratégia de Negócios, programa organizado pela Firjan IEL e Casa Firjan, a empresa vai mostrar como a implementação da cultura analítica tem trazido resultados expressivos nas vendas. O encontro on-line e gratuito acontece nesta sexta-feira, 20, a partir das 9 horas, e vai reunir especialistas do Brasil e do mundo para debater a temática.

Foi na pandemia que sentimos a necessidade de mudar e inserir de forma estratégica a nova cultura operacional que nos auxiliou no aumento das vendas e ganho de mercado. Hoje, com essa cultura de dados implementada, calculamos junto aos clientes, de acordo com suas necessidades, o custo total de produção, desde os insumos básicos até os produtos finalizados para a venda, estimulando a redução de perdas pontuais e consequentemente obtendo maior rentabilidade operacional”, conta Fernando Nunes, gestor de operações na empresa.

Além da FlashRio, o seminário executivo da Jornada Dados como Estratégia de Negócios também vai contar com a fala de Rebecca Nugent, head de Estatística e Ciência de Dados na Carnegie Mellon University. Segundo ela, em um futuro próximo, a competitividade das empresas de todos os tamanhos e setores dependerá de uma cultura analítica forte, conectada em rede, para aumentar a produtividade e prosperar em cenários cada vez mais incertos.

Advertisement

Conforme o estudo da Dell Technologies, realizado no último ano em 45 países – incluindo o Brasil -, a maioria das empresas (80%) ainda enfrenta dificuldades para capturar, analisar e identificar insights a partir dos dados encontrados.

É importante que, nesse contexto, as empresas entendam que cultura analítica não é sobre tecnologia. A tecnologia ajuda, acelera, dá ferramentas para análise. Mas o pensamento analítico tem a ver com as pessoas tomando decisões olhando para dados, não para tecnologia”, diz Ricardo Cappra, fundador do Instituto Cappra e palestrante confirmado do evento.

Análise de dados precisa começar pequena

Presidente do Conselho Empresarial de Economia da Firjan e mediador do seminário, Rodrigo Santiago reforça que é importante entender que a gestão de dados não é mais uma questão só para grandes empresas ou startups, mas também das pequenas e médias, que estão se adaptando ao ambiente digital onipresente.

“É de suma importância que as lideranças saibam usar a cultura analítica a favor das empresas e dos negócios, se atentando à segurança dos dados individuais. Ou seja: usar as evoluções da tecnologia em prol das pessoas e do desenvolvimento”.

O líder em engenharia de revisão da GE Celma e palestrante do evento, Fernando Cammarota, complementa que para dar o start em qualquer projeto que envolva a cultura de dados, é necessário começar pequeno.

“Na GE Celma, implementamos a cultura analítica com uma equipe de três pessoas em apenas uma linha de produção e depois fomos evoluindo. É por isso que eu digo: a análise de dados não nasce perfeita e estanca”, finaliza.

Além do seminário executivo, a Jornada Dados como Estratégia de Negócios também oferece uma capacitação exclusiva para associados Firjan, que oferecerá ferramentas e cases de empresas que implementaram dados como estratégia de negócios – e já colhem resultados a partir dessa transformação.

Inscrições (clique aqui).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Firjan IEL reúne especialistas do Brasil e do mundo para debater a cultura de dados nas empresas
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Firjan IEL reúne especialistas do Brasil e do mundo para debater a cultura de dados nas empresas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui