Firjan inaugura laboratório de biologia molecular no Rio de Janeiro

A instalação vai ajudar no sequenciamento de variantes da Covid-19, além de desenvolver novas formas de diagnósticos e vacinas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta quinta-feira (14/10), a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) inaugurou um laboratório de biologia molecular. A instalação vai ajudar na identificação de variantes do coronavírus, além de desenvolver novas formas de diagnósticos e vacinas.

A nova área do Instituto SENAI de Química Verde (ISI QV) apresenta tecnologia de ponta para desenvolver projetos na área de biologia molecular e biotecnologia, apoiar pesquisas de novos medicamentos, vacinas e outros insumos, reforçando, assim, o Complexo Industrial da Saúde do Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a participação de autoridades, como o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A pandemia do Covid-19 colocou o setor da saúde no centro das preocupações de todos os países e expôs as vulnerabilidades de cada país em suas estratégias para lidar com cenários críticos em matéria de saúde. Mesmo países desenvolvidos como os Estados Unidos, Alemanha e França, por efeito da Covid-19, trataram de refazer suas políticas nacionais, visando encurtar as longas cadeias de fornecimento de insumos e produtos médicos”, afirmou Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan.

E complementou: “Cresce a importância do complexo industrial de saúde brasileiro, onde o Rio se destaca, pela força e qualidade de sua produção científica, através de uma vasta rede de instituições de ensino e pesquisa de elevado reconhecimento. Essa estrutura também se distingue por uma importante atuação industrial, no campo das vacinas, fármacos, além de inúmeros produtos na cadeia de valor da saúde”.

Advertisement

A estrutura do Lab Biomol conta com um novo laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB3), segmento que abre novas perspectivas para as indústrias da área da saúde. No espaço com equipamentos de última geração, serão realizadas pesquisas para o desenvolvimento de novos diagnósticos e fármacos, trabalhando com micro-organismos mais perigosos.

O vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Gestão da Fiocruz, Mário Moreira, afirmou que o laboratório e o Complexo são oportunidades únicas para fomentar a indústria de medicamentos, vacina e diagnósticos.

A pandemia mostrou o risco que é o Brasil ser dependente de uma indústria internacional. Tivemos dificuldade de importar, máscaras, respiradores. Fico feliz quando vejo a Firjan investir em uma estrutura como essa. A ausência de laboratórios desse nível de segurança fez muita falta na pandemia. Temos poucos como esse no Brasil”, disse Moreira, que lembrou o projeto de construção da maior fábrica das vacinas da Fiocruz, em Santa Cruz. “Esse projeto vai demandar indústrias especializadas na produção de insumos, de equipamentos, de mão de obra. A Firjan pode entrar no esforço de organização dessa cadeia de suprimentos, de fornecedores, em torno desse projeto que pode catalisar a indústria do Rio de Janeiro”, concluiu o vice-presidente da Fiocruz.

Somente neste século, a população mundial já se deparou com 4 diferentes coronavírus, sendo 3 deles relacionados a seres humanos: SARS-CoV, MERS-CoV e o SARS-CoV-2, o vírus da Covid-19. Já o SADS-CoV trouxe grandes prejuízos na indústria pecuária.

Numa área de 1.000 m², a instalação do Lab Biomol contou com recursos do BNDES para a adequação da infraestrutura e aquisição de avançados equipamentos. Ele faz parte do Complexo Tecnológico da Firjan na Tijuca, composto pelo Instituto SENAI de Tecnologia Química e Meio Ambiente (IST QMA), Instituto SENAI de Inovação em Química Verde (ISI QV), credenciados à Rede Embrapii, e o Centro de Inovação SESI em Saúde Ocupacional (CIS SO). O novo laboratório também integra a Rede SENAI de Biologia Molecular.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Firjan inaugura laboratório de biologia molecular no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui