Firjan prevê maior queda da economia do Rio dos últimos 20 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Denys Yelmanov

Os efeitos da crise do Coronavírus e a queda de mais de 50% do preço do barril do petróleo devem levar a economia do Estado do Rio a uma queda de 4,6% neste ano, segundo levantamento da Gerência de Estudos Econômicos da Firjan. Se confirmada, será a maior retração do Produto Interno Bruto (PIB) fluminense desde 2002, início da série da Firjan.

A previsão leva em consideração o período de isolamento dos que podem ficar em casa por três meses. A indústria sofreria o maior baque, com queda de 5,3% este ano, na comparação com 2019. Outros setores, como serviços, podem cair 4,3%. Já a agricultura, menos afetada, teria encolhimento de 1%.

Os números mostram que a crise do Rio poderá ser maior do que a dos demais estados. Além do impacto na arrecadação de impostos, como ICMS, sentida nos caixas de todos os governadores com as restrições no consumo, o estado enfrenta a desvalorização do barril do petróleo, commodity com forte relevância na estrutura produtiva local e nos cofres públicos.Em 2019, parte da recuperação da economia fluminense foi puxada pela indústria extrativa de óleo e gás.

A mudança de cenário ocorre no momento que a economia fluminense esboçava uma gradual retomada, após amargar perdas de 8% do PIB no triênio entre 2015 e 2017. Setores como serviço e comércio começaram a registrar, no ano passado, um início de retomada mais consistente.

Advertisement

As informações são do portal Agenda do Poder.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Firjan prevê maior queda da economia do Rio dos últimos 20 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui