A Firjan SENAI SESI inaugurou, nesta quinta-feira (19/9), uma nova unidade na Região dos Lagos, com o objetivo de fortalecer a indústria fluminense e ampliar a empregabilidade na região. Localizada em São Pedro da Aldeia, às margens da RJ-140, a unidade ocupa uma área de 3,2 mil m² e faz parte do plano de expansão da Firjan, sendo a 71ª unidade no estado. O espaço tem capacidade para emitir mil certificados por ano e beneficiar diretamente dez municípios da região.
Durante o evento de inauguração, que reuniu autoridades, empresários e representantes de entidades locais, o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacou a importância da nova instalação para atender à demanda reprimida de formação profissional na região.
“A região demandava essa unidade há muito tempo. 16% da indústria do nosso estado está concentrada aqui, e essa nova estrutura vem para suprir uma importante necessidade. Estamos entregando um espaço moderno e gratuito, com capacidade de oferecer mil certificados por ano, proporcionando oportunidades de emprego e renda, sobretudo para a juventude do Rio de Janeiro”, afirmou Vieira.
Estrutura e Impacto Regional
Com três pavimentos e capacidade para atender 720 alunos diariamente, a unidade conta com 18 ambientes de aprendizagem, incluindo salas de aula, laboratórios e oficinas, voltados à capacitação e qualificação profissional para setores industriais predominantes na Região dos Lagos. A instalação beneficiará, além de São Pedro da Aldeia, municípios como Cabo Frio, Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Iguaba Grande, Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Rio das Ostras.
O presidente eleito da Firjan, Luiz Césio Caetano, reforçou o compromisso da entidade com o fortalecimento da indústria local.
“Ao inaugurar a unidade na Região dos Lagos, a Firjan reforça seu objetivo de fortalecer a indústria, potencializar a produtividade e ampliar a oferta de qualificação profissional, melhorando a qualidade de vida do trabalhador”.
Cursos e Capacitação Profissional
A nova unidade oferece um amplo portfólio de cursos profissionalizantes nas áreas de Construção Civil, Automotiva, Eletroeletrônica, Tecnologia da Informação, Energias Renováveis, Refrigeração, Gestão, Logística e Panificação. Também serão disponibilizados cursos de reforço em Robótica, Matemática e Português para estudantes de 11 a 14 anos da rede pública de ensino, dentro do programa da Firjan SESI para educação básica.
O diretor executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis, destacou a importância da nova unidade para atender a uma área até então sem cobertura direta. “Vamos trabalhar fortemente na qualificação profissional, com cursos técnicos, e atuar em áreas importantes como segurança e saúde no trabalho. Isso vai beneficiar tanto a formação dos jovens quanto as empresas da região”.
Primeiros Cursos e Infraestrutura
As atividades na unidade já começam em setembro, com turmas formadas para cursos como Confeiteiro, Instalador de Sistema Drywall, Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração, entre outros. Além disso, a unidade oferecerá capacitações em áreas como Assistente Administrativo, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Eletricista de Obras, e cursos mais especializados, como Autocad 2D para Construção Civil.
Os alunos terão à disposição laboratórios modernos de Refrigeração e Climatização, Panificação e Confeitaria, Eletricidade Predial e Obras, Energias Renováveis e Robótica, além de uma oficina de Manutenção de Motocicletas e um Canteiro Escola.
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Carlos Fábio da Silva, comemorou a inauguração, ressaltando o impacto positivo na cidade.
“Tenho certeza de que essa unidade será fundamental para o desenvolvimento da nossa região, principalmente para São Pedro da Aldeia, que vem crescendo muito. As empresas buscam mão de obra qualificada, e a Firjan vai suprir essa demanda com excelência”.