A Firjan SESI anunciou nesta terça-feira (11/03), em Nova Friburgo, a reforma do ginásio Firjan SESI, conhecido na cidade, que ganhará uma nova estrutura para receber projetos sociais direcionados a crianças e jovens. A iniciativa conta com uma parceria estratégica firmada com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que prevê ainda a realização de treinos e jogos da seleção brasileira no espaço. O acordo entre as instituições tem validade inicial de 10 anos, podendo ser prorrogado.
O projeto de reforma do ginásio contempla a renovação completa do piso e adaptações estruturais para que o local se torne acessível e adequado ao padrão necessário para atletas de alto rendimento. A primeira fase da obra será realizada pela Firjan SESI, enquanto a operação e manutenção do espaço ficarão sob responsabilidade da Confederação Brasileira de Basketball, que já assinou o acordo com duração inicial de 10 anos.
Para o diretor executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis, o ginásio reformado será mais do que um local esportivo: “Esse ginásio é um legado da Firjan SESI para a cidade, será um espaço em que realizaremos projetos sociais que falam diretamente com a missão do SESI de promoção de saúde e bem-estar”, destacou Reis.
O presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Marcelo Sousa, celebrou a parceria, enfatizando o potencial do ginásio como um Centro de Excelência e Formação para o basquete nacional: “Estamos construindo um legado que perdurará por muitos anos e fará a diferença na vida de muitas pessoas. Este é o começo de um projeto maior que, certamente, colherá frutos para a modalidade”, afirmou.
O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, ressaltou a importância da iniciativa para a cidade: “Essa união vai ampliar oportunidades e transformar vidas, especialmente de jovens, com esporte e inclusão social”, afirmou o prefeito.
Com capacidade para 10 anos de parceria inicial, prorrogáveis, o espaço deverá também sediar treinos e partidas oficiais da seleção brasileira de basquete, consolidando Nova Friburgo como polo esportivo no estado. Após a assinatura do acordo, o próximo passo será finalizar o orçamento e abrir o processo licitatório para início das obras.