Firjan SESI e Secretaria Estadual de Educação lançam prêmio para combater evasão escolar no ensino médio

Gestores que reduzirem a evasão serão premiados com programas de estudo no Brasil e no exterior

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação Seeduc

A Firjan SESI e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) lançaram nesta quarta-feira (18/09), na ExpoMag, no Centro do Rio, o Prêmio Firjan SESI SEEDUC – Combate à Evasão no Ensino Médio. O evento contou com a participação de cerca de 2 mil gestores da rede estadual de ensino, incluindo 1.200 diretores de escolas. A iniciativa tem como objetivo premiar os gestores que conseguirem a maior redução na taxa de abandono escolar, com programas de estudo no Brasil e no exterior.

O prêmio é uma resposta aos alarmantes dados apresentados pelo estudo “Combate à Evasão no Ensino Médio: desafios e oportunidades”, realizado pela Firjan SESI em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O estudo revela que aproximadamente 500 mil jovens acima de 16 anos abandonam a escola a cada ano no Brasil. Como parte do compromisso de enfrentar essa situação, o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, firmaram em abril um pacto para combater a evasão na rede pública de ensino do estado do Rio.

“A evasão escolar é um problema complexo e multifacetado que afeta o sistema educacional brasileiro. Com o compromisso de formar jovens para o mundo do trabalho e a responsabilidade com a educação, propomos esta parceria com a Seeduc para atrair e reter mais alunos no ensino médio”, destacou Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

A Firjan SESI identificou cinco principais linhas de ação para ajudar a manter os alunos na escola, além de catalogar mais de 100 experiências bem-sucedidas. O prêmio busca reconhecer o trabalho de gestores escolares que contribuíram significativamente para a redução da taxa de evasão entre os anos de 2023 e 2024.

“Nosso objetivo é premiar as escolas que se destacarem na redução da evasão escolar, incentivando gestores e contribuindo para um sistema educacional mais inclusivo e eficiente. Isso prepara os jovens para os desafios do século XXI”, acrescentou o presidente da Firjan.

A secretária de Educação, Roberta Barreto, ressaltou a importância de formar cidadãos capazes de atuar em projetos que melhorem a qualidade de vida, fortalecendo a economia e criando mais oportunidades no mercado de trabalho. Vinícius Cardoso, diretor de Educação e Cultura da Firjan SESI, reforçou que o prêmio incentiva as escolas a desenvolverem iniciativas para reduzir a evasão escolar.

Premiação

O Prêmio Firjan SESI SEEDUC – Combate à Evasão no Ensino Médio contemplará 66 escolas que representem os 5% com maior redução percentual na taxa de abandono escolar entre 2023 e 2024. Em caso de empate, será premiada a escola com o menor índice absoluto de evasão em 2024. A apuração dos resultados será realizada pela Divisão de Análise de Dados e Avaliação da Educação e Cultura da Firjan SESI, com base nos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

As premiações serão divididas em duas categorias:

  • Prêmio Ouro: Programa de Imersão Internacional para o gestor da escola e um Kit Maker para a instituição (14 escolas premiadas).
  • Prêmio Prata: Programa de Imersão Nacional para o gestor (52 escolas premiadas).

A entrega dos prêmios ocorrerá no segundo semestre de 2025.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Firjan SESI e Secretaria Estadual de Educação lançam prêmio para combater evasão escolar no ensino médio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui