Foto: Divulgação/Procon-RJ

A última quarta-feira (14/10) foi de fiscalização por parte do Procon-RJ em 4 unidades dos Supermercados Guanabara nos municípios do Rio de Janeiro e São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Na ação, solicitada pelo Ministério Público Estadual (MPRJ) após inúmeras denúncias de consumidores, os agentes encontraram alimentos vencidos, mal armazenados, sem data de validade e especificação.

Em todos os estabelecimentos fiscalizados, os fiscais determinaram o descarte de alimentos. Foram eliminados ao todo 107,5kg de produtos. Os agentes encontraram também problemas estruturais, entre eles, falhas que possibilitam a entrada de insetos e roedores. Além disso, presença de moscas no local, sendo determinada a apresentação do certificado e reforço da dedetização.

A pedido do MPRJ, os fiscais verificaram a existência de cartazes afixados com a informação a respeito do aleitamento materno. Nos 4 supermercados vistoriados, há cartazes com a devida mensagem nas prateleiras onde estão localizados os leites em pó direcionados à alimentação infantil.

Não foi possível realizar comparativo de preços do arroz, óleo e leite, já que não foram apresentadas as notas fiscais de custo e venda. As empresas têm 15 dias para entregar documentos comprobatório à autarquia. A apresentação das notas fiscais irá possibilitar a investigação da cadeia produtiva.

Confira o balanço da operação do Procon-RJ após solicitação do MPRJ:

1) Guanabara – Avenida Nossa Senhora das Graças, 222 – Centro – São João de Meriti/RJ

  • Problemas estruturais encontrados, entre eles, falhas que possibilitam a entrada de insetos e roedores;
  • Presença de moscas no local, sendo determinado o reforço da dedetização e apresentação do certificado de dedetização;
  • 8kg de linguiça de lombo suíno armazenados fora das especificações do fabricante (produto descartado).

2) Guanabara – Avenida Santa Cruz, 419 – Realengo – Rio de Janeiro/RJ

  • Nas prateleiras onde estão localizados os leites em pó direcionados à alimentação infantil, há cartazes afixados com a informação a respeito do aleitamento materno;
  • Problemas estruturais;
  • Alimentos descartados sem data de validade e especificação: 66,9kg de goiabada + 10,4kg de marrom glace = 77,3kg no total.

3) Guanabara – Avenida Dom Hélder Câmara, 8.403 – Piedade – Rio de Janeiro/RJ

  • Problemas estruturais encontrados, entre eles, irregularidades que possibilitam a entrada de insetos e roedores;
  • Alimentos descartados: 8,455kg de azeitona temperada já aberta armazenada no chão, com sujeira e pequenos insetos, possibilitando a contaminação.

4) Guanabara – Estrada da Água Branca, 2.380 – Realengo – Rio de Janeiro/RJ

  • Problemas estruturais encontrados, entre eles, falhas que possibilitam a entrada de insetos e roedores;
  • Alimentos descartados: 4,18kg de doce de leite sem data de validade e manipulação e 9,57 kg de azeitona vencidas no último dia 24/09.

100 COMENTÁRIOS

  1. Façam Um visita ao Guanabara bangu do Rio Dá prata Eles botaram que peito de frango da Sadia estava na promoção e eles estavam vendendo uma outra marca de peito de frango na promoção que não era a indicada e não era conhecida no caso isso é propaganda enganosa

  2. Comprei uma bandeja de linguiça calabresa e a linguiça podre estava embaixo das que estavam boas no Inter Continental de Inhauma e também comprei uma linguiça estragada no Guanabara de Inhauma

  3. A variacao de precos beira a extosao em plena pandemia.

    Nao ha motivo pra cobrar os valores que estamos vendo nos cereais (arroz, feijao, soja. …), leite, acucar, oleo de soja e em breve o CAFE.

    PROCON e MP farao algo???

  4. Boa tarde! Através deste sapiente canal venho encarecidamente pedir aos fiscais do PROCON que façam uma visita surpresa no Guanabara em Bonsucesso. Há produtos estranhos sendo vendidos à população inocente.

  5. Senhores fiscais por favor façam uma visita ao supermercado Guanabara da Maxwell na R. Maxwell, 520 – Andaraí, Rio de Janeiro – RJ, As carnes estão tudo podre, iogurte com data vencida, pães na prateleira mofados. Comprei esse mês e estava estragada.

  6. Senhores fiscais ,POR GENTILEZA FAÇAM UMA VISITA NO SUPERMARKET DE RICARDO DE ALBUQUERQUE NA RUA JAPOARA PREÇOS ABUSIVOS , APROVEIT VISIT O SUPERMERCADOS RECÉM INAUGURADO RIO SUL NA ESTRADA MARECHAL ALENCASTRO, BACON ALÉM DE CARO ESTÁ RECHEADO DE LARVAS ,MUITAS MOSCA NO BACON ,LINGUIÇA MAIOR NOJEIRA E FALTA DE RESPEITO COM NÓS CONSUMIDORES, ARROZ ESTAVA A 16,99 E NO DIA SEGUINTE FOI PRA 25,99 ISSO É UM ABUSO….

  7. Sugiro que fiscalizem o Guanabara de Campinho cobram preço para moer a carne , carne estragada, baratas nas prateleiras, yorgutes vencidos e nunca tem o produto anunciado na promoção!

  8. Ué funcionários do Procon conseguem andar??? Pensei que fosse cargos para pessoas com impossibilidade de locomoção! De uma levada só um monte de Guanabara? A primeira loja avisou a outra e muita coisa foi arrumada! Aprendam a trabalhar, me liga antes! Gados!

  9. tem que fiscalizar o Guanabara de Alcântara também com muita irregularidades, não cumpre com as promoções anuncia um produto chegando lá é outras marcas.

  10. Façam uma visitinha na filial 15 Est. Intendente Magalhães em Bento Ribeiro. Lá também acharão muitas coisas erradas, baratas nas gôndolas é umas delas.

  11. Sugiro que o procon/RJ faça uma inspeção no Guanabara da Penha/RJ e verifique principalmente os preços dos alimentos de primeira necessidade que não param de subir tais como, arroz, feijão, óleo, carne, o endereço é Avenida Braz de Pina número 201, os preços desses alimentos estão um verdadeiro absurdo.

  12. Pelo o que sei, todos os supermercados estao com tabela diferenciada para moer a e sei que é proibido por lei aumentar o preço pra moer, portanto o procon tem que tomar uma atitude!

  13. Engraçado. Foi publicado um noticiário sobre uma ação do PROCON, por ordem do Ministério Público Estadual que recebeu as denúncias e as pessoas estão denunciando aqui. Ora bolas, tem que denunciar ao Ministério Público Estadual. Simples. Leiam por favor.

  14. Guanabara Tijuca
    Tem que verificar a tabela de preço exposta para carne moída muito superior e frios da sadia e as carnes com cor escura q ficam expostas durante muito tempo e eles não trocam, principalmente peito e acém !!! Sem contar q todas as carnes de primeira vem com pelanca, alcatra, chã, coração de alcatra, contra filé e até filé mignon q já vem direto da friboi,maturata, Montana, reserva e outras e tudo isso com o selo de qualidade do governo federal! Verdadeira falta de vergonha dos órgãos fiscalizadores! Infelizmente é o Brasil do descaso… esqueceram do mundial que vende queijos vencidos e carnes na bancada fora das normas e ninguém fiscaliza em plena Tijuca….

  15. Como só essa quantidade ?, uma verdadeira vergonha está ação do Procon ,então os produto. Que foram. Descartados só tinham as quantidades relatadas? Para uma rede que compra Ton de produtos as carretas formam filas nós dois depósitos deles. Fui motorista entregador. E falo com base , que comprar carne cortada no Guanabara é levar risco de vida para mesa , o que a gente Não vê dentro do açougue , é uma sujeira enorme pedaços de carne jogados dentro de caixas plásticas de frango. Imundas. Vala de escoamento de água cheias de uma água. Verde e mau cheiro . A câmara frigorífica é abarrotada de mercadoria sem organização. Sem
    o resfriamento. Adequado. , Esse do Cafundá era impossível armazenar as mercadorias no freezer. , Então era lançadas parA dentro da camara frigorífica. Por cima de outros alimentos , caso os serviços de fiscalização sanitárias fossem efetivos. Esses mercados seriam fechados.

  16. Já que é um órgão pra todo tipo de comércio.. façam uma visita no açougue do Marcelo na Mirandela em Nilópolis..eles pesam a carne..tiram a etiqueta c o valor e depois que vão limpar..resumindo..o consumidor que paga pelo sebo..

  17. Poderiam dar uma passada no Guanabara Tijuca. Se a carne for moída ou a peça de queijo mussarela ou prato for fatiada o preço fibra de valor, um absurdo isso. Fora os frios que já são embalados que estão fira da validade, estragados .

  18. Guanabara São Gonçalo, seção de frios vc pede uma qualidade eles colocam uma parte do que vc pediu e no meio vem uma outra marca já estragada, aconteceu comigo, presunto estragou de uma noite pra tarde o dia seguinte antes de fazer,24 horas de ter feito a comprar

  19. Por favor! Façam uma visita surpresa no Supermercado Prezunic da Boiúna (Taquara – Jacarepaguá).
    As mercadorias estão sendo pesadas e vendidas com o dobro do peso normal, um absurdo. Outro dia comprei uma bandeja de alcatra e o peso estava adulterado (o dobro do valor). Por favor, tomem providências!!! Obrigada.

  20. Todos somos fiscais, não adianta ver algo errado e continuar comprando, se for algo extraordinário, existem canais da prefeitura e governo para denúncia

  21. O mercado K Preço na estrada do Ambaí no Bairro Parque Flora em Nova Iguaçu, produtos fora de validade e abuso nós preços além de burlarem a lei das máscaras com funcionários e clientes sem o uso das mesmas.

  22. Venham ao supermercado Guanabara do Engenho de Dentro, Rua Adolfo Bergamini. Atendentes de frios sem máscara e as baratas fazem passeios diários nas gôndolas de cereais e farinhas.

  23. Por favor façam uma vistoria no açougue centro de de Nova Iguaçu situado na rua. Cel Francisco Soares 47 Na rua do supermercado campeão.um absurdo aquele açougue, Hortifruti,sei lá o que é aquilo.

  24. O Guanabara de Nova Iguaçu também está um nojo, além de que se o cliente comprar a carne e pedir para moer paga 4,00 reais por quilo.
    Isso é um absurdo.

  25. Não deixem de passar no Mundial e no Supermarket na Ilha do governador.
    Preços exorbitante, (falta e humanidade).carne embalada de péssima qualidade, só pelanca.
    Carne moída cheia de cebo. Sem falar no peixe que quando descongela muitas vezes temos que jogar fora.
    Geladeira com pouca refrigeração.
    Muita falta de higiene.
    Isso vale para os dois super mercados.
    O insulano pede socorro

  26. Quando observo a situação de fiscalização do Procon a esses supermercados, chego a conclusão que no RJ, pela dimensão populacional (densidade demográfica) até mesmo analfabeto vê que há uma enorme discrepância entre o número de fiscalizados e o de denúncias. Há muito que não mais confio nos órgãos que deveriam nos defender. Para qualquer direção que o povo olha, só decepção.

  27. Venham ao Guanabara Alcântara, São Gonçalo tem uma funcionária que por duas vezes vi tomando água no pote descartável da seção de laticínio, reclamei e ficou por isso mesmo. Já comprei carne estragada. O Supermercado Extra Alcântara também é uma vergonha.

  28. Essa fiscalização deve ser estendida em todos os supermercados e açougues periodicamente, haja vista o manuseio e condicionamento irregular dos alimentos, o Guanabara de pilares está vendo carnes podre e cheia de gorduras sem contar os retos que transitam na loja junto com clientes.

  29. Por gentileza, passem pelo Inter no Município de Nova Iguaçu, quase pisei no rato, graças a meu filho que me puxou. Precisamos de fiscalização dessa natureza. A Casa do sabão aumenta R$ 1,00 (hum real) no quilo da carne quando pedimos para moer. Um absurdo!!!

  30. Vemha aqui no supermercado engenho de dentro o arroz tudo aumento 100% alem de tudo misturado la sim precisa nao somos bichos o procon precisa ir em todos pois o aburso e demais

  31. Não visitaram o supermercado Guanabara da Estrada do Cafundá? As geladeiras só podem ser desligadas pois os alimentos que deveriam estar resfriados estão quentes praticamente e com mal cheiro! Sempre respondem os responsáveis que estão consertando! E o povo como fica? Sabe se lá se o produto está assim a quanto tempo? E se ingerimos como vamos ficar? Com uma infecção? Difícil!!!!!

  32. O Guanabara de Irajá disponibiliza salsichas em bandeja sem a embalagem original impossibilitando saber a data de validade e a marca real do produto ofertado. Fazem manipulação indevida de materiais em conserva. Precisa de uma visita dessa na unidade Irajá.

  33. O q eu acho de mais errado no Guanabara é no setor mortadela,salamim e presunto q corta na hora os produtos são manuziados com luvas de plásticos nas mãos q o empregado ás colocas em qualquer do balcão,o certo seria o produto cair direto na bandeija.Já reclamei com a gerencia mais ás providencias ñ são tomadas,em época da pandemia isso é um absurdo!!

  34. Guanabara da Estrada da Água Branca é muito sujo, ratos, baratas e insetos são normais a luz do dia, sem contar que as carnes embaladas no supermercado esconde por baixo o que vc está comprando, faça como eu, abra, verifique e se estiver tudo em ordem, mande embalar outra vez.

  35. O procom tem que fazer uma visita no super Market estão vendendo arroz feijão com bicho muito produto fora da validade já cansamos de denúncia e nada e feito super Market Engenheiro Pedreira Japeri espero que vcs apareçam por lá

  36. Já fiz várias anotações ao Procon meu maior poblema .e os preços .na gôndola e cartazes e um e no caixa passa outro..isso e absurdo..a população já está com as Financias precaria..quando reclamamos eles devolvem o dinheiro..mais a maioria das pessoas não vê .eles estão se aproveitando e muito.disso…mais uma vez quem perde e o consumidor..

  37. O que houve??? Supermercado Guanabara não quis pagar o. Faz me rir desse mês??
    Se olhar direitinho, todas as redes de supermercados são sujas. Ou tem produtos vencidos. São vários tipos de reclamações. E nunca dá jeito. Será que é 1 fiscal pra todas as lojas do Rio de Janeiro??
    É barata, moscas, ratos e etc…. Carne podre. Produtos vencidos. Sujeira, mal atendimento. Não é só no Guanabara não. Em 90% dos supermercados do Rio de Janeiro.

  38. Quero saber se eles foi multados o só os produtos foram descartados.pois eles fazem o que querem e a impunidade e amiga deles..toda hora me deparo com divergência de preço..acho que e a mesma coisa de cometer um roubo .mais só de outra forma..alguns mercado tem de olho no preço.mais outros não…

  39. Acredito que fiscal é pago para fiscalizar, lofo deveriam estar passeando em todos os comércios. logo se não têm fiscal suficiente que faça concurso e contrate mais pessoas.
    Se a fiscalização for no Supermercado Seropédica e no supermercado Bergs no município de Seropédica, com toda certeza eles fecham e interditam o local. É muita falta de higiene e respeito com o consumidor. Carnes expostas, moscas voado por todo lado, produtos fora da validade e muitas outras coisa errada.

  40. O Procon tem que fiscalizar o Mundial da Tijuca, Praça Saens Pena, pois há 3 semanas comprei carne Matturata, podre. Antes já havia reclamado que eles vendem embalagens de carne com lixo na parte debaixo, onde você não consegue ver. O gerente não atende e aí vem um analfabeto te atender.

  41. A fiscalização precisa dar uma vistoria no supermercado Guanabara Penha.
    A situação lá na área do açougue, a organização. Trouxe carne a podre e liguei para o mercado e o GERENTE simplesmente solicitou que eu fosse troca. NAO COMPRE CARNE NESTE MERCADO lixo.

  42. Ao invés do Procon entrar com toda a pompa e Garbo pela porta da frente, tem que entrar pela área de descarga. No Hortifruti da Abelardo Bueno por exemplo a retirada do lixo é feita também pela área de descarga. Resultado, piso todo quebrado a água suja.fica empoçada. Idem Guanabara da avenida das Américas.

  43. O Guanabara de Nova Iguaçú, está precisando ser fiscalizado, à começar pela carne eles cobram para moer, com preços totalmente abusivos, em Agosto eu tive a infelicidade de comprar 5k de arroz com mariposas e bichos, não reclamei pois eu havia perdido a nota fiscal, fiquei indignada. Eu faço compras no Guanabara há mais de 30anos, há dois anos venho encontrando várias irregularidades. Por favor nos ajudem.

  44. Supermarket de Engenheiro Pedreira precisa urgentemente de uma fiscalização lá é muita irregularidade em contar com setor de carnes e laticínios que é de uma sujeira só.

  45. A fiscalização precisa dar uma vistoria no supermercado costa azul em duque de Caxias
    A situação lá e precária moscas na área do açougue,a organização nas gôndolas e precária.

  46. Super Market da Nova Brasília.
    Carnes vencidas, carne moída que não é feita na hora, mistura de laticínios e açougue, fora a geladeira que armazena a carne. Super suja, visível para todos os clientes e todos os produtos juntos. Açougue com Laticínios, armazenado na mesma geladeira e a limpeza das ilhas…. Péssima, péssima. Não entendi porque o PROCON ainda não veio ver está sujeira aqui.

  47. Precisam passar no rede economia do engenho da Rainha, os preços altíssimos, no açougue a carne e paga para moer e são péssimas, os insetos e roedores fazem presença

  48. Tem de vir no daqui de Niterói, produtos com validade vencidas, o setor de frios sem higiene alguma, a carne se pedir para moer, tem de pagar mais R$15,00, muitos alimentos perecíveis totalmente estragados.

  49. Precisa vir no Rede Economia da estrada da Agulhas Negras em Campo Grande Rio de Janeiro rj.
    O arroz está 40 reais 5 kilos.
    Eles dizem que é por causa da pandemia.
    Como por causa da pandemia, se os supermercados não fecharam com a pandemia?
    E lucraram e muito com o mísero benefício?
    O povo só sabia comer!

  50. Por isso, que comemos alguma coisa, passamos mal e não sabemos o motivo. Outro assunto, mas, tem ligação com compras: a diminuição de produtos. A pasta de dente, agora é 70 g e o biscoito Piraqué, Leite Maltado, também diminuíram. A questão é que abaixam o preço, dizendo que é promoção.

  51. Moro em Bangu e recentemente, reinauguraram o Guanabara. Eu nunca vi nada de errado, mas agora está com prateleiras novas, limpo, tudo ok!

  52. É uma VERGONHA. Gastam milhões em propagandas enchendo as TVs todo hora com as mesmas propagandas, pagas por quem só Deus sabe, ao invés de investirem em treinamento e melhorias para os funcionários, que não tem noção nenhuma em atendimento e nem em armazenamento de produtos.
    Sinceramente o povo não sabe o que se passa por trás das portas dos Supermercados.
    Sinceramente não vai dar em nada e tudo vai continuar como nada tivesse acontecido.

  53. O supermercado Extra de Duque de Caxias também deve ser vistoriado pois eu já vi um Rato imenso e informei uma funcionária que me respondeu que sempre aparece mesmo com a dedetização. Que era normal.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui