A Secretaria Municipal de Conservação intensificou a fiscalização de calçadas na cidade do Rio de Janeiro, emitindo 491 notificações entre os dias 13 e 20 de fevereiro. Desse total, 430 foram direcionadas a proprietários e 61 a concessionárias, abrangendo bairros da Zona Sul, Centro, Zona Norte e Zona Oeste.
O secretário de Conservação e Serviços Públicos, Diego Vaz, explicou o procedimento adotado nas vistorias. “Temos uma área nas gerências de Conservação para fiscalizar as ruas. Primeiro, os proprietários recebem uma notificação. Caso o prazo de reparo não seja cumprido, é aplicada uma penalização. É um poder fiscalizador para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
Entre as vias com mais notificações, a Avenida Paulo de Frontin, no Rio Comprido, lidera com 39 ocorrências. Em seguida, aparecem a Rua José Higino, na Tijuca (25), a Praia de Botafogo (24), a Rua Comandante Júlio de Moura, na Barra da Tijuca (22) e a Praia do Flamengo (20). O bairro da Tijuca registrou o maior número de proprietários notificados, com 121 infrações.
No caso das concessionárias, a Praia de Botafogo foi a via com mais notificações, somando 14 registros. Praia do Flamengo, Avenida Atlântica e Rua Silveira Martins receberam cinco notificações cada.
O secretário destacou a responsabilidade dos proprietários na manutenção das calçadas. “Ao pagar sua taxa condominial, o proprietário também tem a responsabilidade de cuidar da calçada. Cabe à Conservação fiscalizar. Há pessoas idosas que podem se machucar gravemente ao cair em desníveis, além da necessidade de garantirmos a acessibilidade”, ressaltou Diego Vaz.
As vistorias foram realizadas pelas gerências de Conservação do Centro, Benfica, Gávea, Urca, Tijuca, Alto da Boa Vista e Barra da Tijuca, incluindo bairros como Botafogo, Copacabana, Laranjeiras, Flamengo e Catete.
Será que essa Secretaria fiscalizou tudo mesmo?
Não fiscalizou mesmo.
Na rua onde moto, as Águas do Rio destruíram um pedaço da calçada e até hoje não fizeram nada.
A população é que tem que fiscalizar e enviar, enviar para a Secretaria e também para o Supervisor das Águas do Rio. Me engana que eu gosto.
Aliás, essa Águas do Rio precisa retirar aqueles lixo preto de plástico colocados nas calçadas e colocar medidor descente. Isso a Secretaria não menciona, né Zé?