Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Balotelli foi descartado pela diretoria do Flamengo - Foto: Yann Coatsaliou/AFP

Nos últimos dias, o noticiário esportivo do Rio de Janeiro voltou suas atenções à possível contratação do atacante italiano Mario Balotelli pelo Flamengo.

No entanto, nesta quinta-feira (15/08), a diretoria rubro-negra, por meio de nota oficial publicada no site do clube, disse ter encerrado as negociações com o polêmico jogador.

nota oficial Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Nota oficial do Flamengo informando o encerramento das negociações com Balotelli – Foto: Divulgação

”O Clube de Regatas do Flamengo, o atleta Mario Balotelli e seus representantes decidem, de comum acordo e após 2 dias de cordiais reuniões em Mônaco, encerrar nesta data (15/08) as negociações envolvendo a possível contratação do atleta.”

Tomando como base essa frustrada negociação, o DIÁRIO DO RIO traz uma lista com 17 casos de jogadores de fama internacional que tiveram, de alguma forma, seus nomes ligados aos clubes cariocas, iludindo as torcidas, mas acabaram não sendo contratados.

Advertisement

Confira, em ordem alfabética:

1 – Aimar (Vasco) [2013]
Se o Vasco teve um time bastante competitivo entre 2010 e 2012, o mesmo não se pode dizer de 2013. Com jogadores menos badalados do que nos anos anteriores, a então diretoria cruzmaltina, encabeçada por Roberto Dinamite, via a necessidade de reforçar o elenco com algum jogador que pudesse ser o grande nome do time. E chegou ao consenso de Pablo Aimar, meia argentino que atuava no Benfica, de Portugal.

À época com 33 anos, Aimar era ídolo no clube português e tirá-lo de lá não era das tarefas mais fáceis.

Naquele momento, o então diretor executivo do Vasco, René Simões, preferiu não comentar as negociações, para acabar não as atrapalhando. Mas de nada adiantou. Ao término de seu contrato com o Benfica, Aimar acabou acertando com o Johor FC, da Malásia.

pablo aimar vasco Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Aimar foi alvo do Vasco em 2013, mas acabou não sendo contratado pelo Cruzmaltino – Foto: Reprodução/Internet

2 – Batistuta (Flamengo) [2000]
Entre o final de 1999 e o início do ano 2000, o Flamengo acertou com a empresa de marketing esportivo ISL, que prometia investir grande quantia financeira no clube.

Com isso, o Rubro-Negro tentou a contratação de Gabriel Batistuta, um dos maiores centroavantes da história do futebol argentino, à época com 30 anos e grande destaque da Fiorentina, da Itália.

Porém, a negociação não andou, apenas iludindo a torcida, e Batigol acabou acertando com a Roma, equipe também italiana. O Flamengo, por sua vez, fechou a contratação do atacante Tuta, o que gerou muita zoação por parte dos torcedores rivais, dizendo que só faltou o Batis.

batistuta flamengo Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Jornais estamparam montagem de Batistuta com a camisa do Flamengo, mas negociação acabou não se concretizando – Foto: Reprodução/Internet

3 – Beckham (Botafogo) [2012]
No final da temporada 2012, o astro inglês David Beckham, à época com 37 anos, logo após anunciar que não renovaria seu contrato com o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, teve seu nome vinculado ao Botafogo.

De acordo com a especulação, o clube carioca ofereceria, na ocasião, cerca de R$ 726 mil por semana ao jogador. Um dos principais atributos para convencer Beckham a aceitar a proposta era o fato de Seedorf, seu ex-companheiro de Milan, estar no Alvinegro.

Por razões desconhecidas, o acerto acabou não acontecendo e Beckham acabou fechando com o PSG, onde encerrou a carreira.

david beckham 03 Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Beckham com a camisa do PSG; meia inglês acabou optando pelo clube francês ao invés de acertar com o Botafogo – Foto: Reprodução/Internet

4 – Buffon (Fluminense) [2019]
Em 2013, Gianluigi Buffon, à época com 35 anos, participou, com a seleção italiana, da Copa das Confederações, realizada no Brasil. Na ocasião, durante a estadia por aqui, o arqueiro foi visto na praia da Barra da Tijuca brincando com seus filhos, que estavam com a camisa do Fluminense.

buffon fluminense 2 Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Buffon, sua esposa e seus filhos jogando bola na praia da Barra da Tijuca; goleiro italiano, por gostar do Fluminense, foi alvo do Tricolor este ano, mas preferiu retornar à Juventus, onde é ídolo e encerrará a carreira – Foto: Reprodução/Internet

Em 2015, Buffon explicou a situação: ”É uma paixão que se iniciou através dos meus filhos. Pois viram, gostaram e compraram a camisa do time no Brasil. E agora levamos o Fluminense no coração”, disse o goleiro, na época.

Agora, em meados de 2019, o experientíssimo goleiro, atualmente com 41 anos, teve seu vínculo com o Paris Saint-Germain encerrado, ficando, assim, livre no mercado. Com isso, logo surgiram as especulações de que o Tricolor Carioca poderia ter interesse na aquisição de Buffon. E isso foi confirmado pela nova diretoria do Fluminense, encabeçada por Mário Bittencourt e Celso Barros. A ideia era trazer o italiano principalmente por conta do marketing que sua contratação daria. Mas o arqueiro acabou acertando seu retorno à Juventus, da Itália, onde é ídolo.

5 – Del Piero (Flamengo) [2013]
O lendário atacante italiano Alessandro Del Piero, campeão mundial em 2006 com sua Seleção, foi sondado pelo Flamengo no início de 2013.

Quem confirmou a procura foi o próprio jogador, que, à época com 38 anos, defendia o Sydney FC e preferiu continuar no clube australiano.

”Eu não quero deixar as coisas pela metade. Sou infinitamente grato por terem pensado em mim e porque me quiseram para a próxima temporada. Estamos falando de um time fantástico como o Flamengo e um país como o Brasil. Não posso dizer que não pensei a respeito. Eu não disse não ao Flamengo, mas sim ao Sydney. É diferente”, disse Del Piero, na ocasião.

Del Piero Sydney FC Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Del Piero em ação pelo Sydney FC; atacante preferiu continuar no clube australiano, e acabou não aceitando a proposta do Flamengo – Foto: Reprodução/Internet

6 – Emanuelson (Vasco) [2015]
O lateral-esquerdo/meia holandês Emanuelson, conhecido por ser ‘sósia’ do atacante Robinho (inclusive, atuaram juntos no Milan, da Itália), esteve muito perto de acertar com o Vasco em meados de 2015.

À época com 29 anos, Emanuelson viria, naquele momento, para reforçar um Vasco recém-derrotado para o Internacional por 6 a 0 e que se afundava cada vez mais na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

O jogador estava prestes a viajar para o Rio de Janeiro para acertar os detalhes de sua contratação, que acabou não acontecendo por conta de uma divergência no tempo de contrato e uma nova pedida salarial de última hora por parte do staff do atleta.

O então técnico do Vasco, Jorginho, chegou a confirmar a contratação: ”A gente tem que ter um pouco de calma, ver como ele vai estar. Claro que ele vinha treinando, mantendo a forma e não tem problema físico. Então vamos chegar, avaliar e ver como ele está. É muito provável que a gente já conte com ele para a outra semana. Foi um atleta que me foi apresentado, busquei todas as informações necessárias, inclusive falar com um atleta que jogou com ele, um amigo meu. Já vimos vários vídeos de sua forma de atuar. Ele joga pelos lados, com extrema velocidade, muita qualidade técnica, que pode vir a contribuir com a nossa equipe nesse momento difícil”.

Hoje, Emanuelson tem 33 anos e atua pelo Sheffield Wednesday, da Inglaterra.

emanuelson milan Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Emanuelson, ex-Milan, ficou muito perto de acerto com o Vasco em meados de 2015, mas negociação acabou fracassando – Foto: Reprodução/Internet

7 – Eto’o (Vasco) [2018]
De acordo com algumas especulações da época, o consagrado atacante camaronês Samuel Eto’o, de 38 anos, seria jogador do Vasco caso Julio Brant tivesse vencido a eleição do clube realizada no final de 2017.

Na ocasião, Brant viajou até a França e se reuniu com Eto’o, deixando tudo acertado para o centroavante ser o principal nome do time no 1º ano de sua gestão à frente do clube.

”Eu estive com o Eto’o em Paris, temos bons amigos em comum. Nós jantamos, conversamos, ele é uma figura excepcional. Um grande cara, uma conversa muito boa. É uma pessoa que gosta muito do Brasil. Tem uma história de militância muito interessante defendendo o negro. É um jogador extremamente consciente, um grande craque, ídolo. Tem um talento absolutamente inquestionável, tecnicamente falando ainda é imbatível. É um grande nome, um grande jogador. Tem o interesse”, disse Julio Brant, à época.

Porém, por conta de divergências de ideias, o atual presidente do Vasco, Alexandre Campello, à época aliado de Brant, se desvinculou de Julio e, por uma ‘manobra’ eleitoral permitida no estatuto do clube, concorreu com ele e venceu o pleito.

Com isso, a negociação com Eto’o acabou não se concretizando.

etoo 2 Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Eto’o, supostamente, seria jogador do Vasco caso Julio Brant tivesse vencido as eleições do final de 2017 – Foto: Reprodução/Internet

8 – Figo (Vasco) [2004]
Essa pouca gente se lembra. O ano era 2004 e o lendário meia-atacante português Luís Figo, à época com 32 anos, era um dos galáticos do estrelado time do Real Madrid.

Através de uma parceria com o Banco Espírito Santo, o Vasco queria contratar Figo, por empréstimo. E isso foi confirmado pelo então vice de futebol cruzmaltino, José Luis Moreira. Entretanto, por conta da enorme dificuldade que seria a contratação, ela (obviamente) não passou de um sonho na cabeça dos vascaínos.

figo Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Figo nos seus tempos de Real Madrid; meia português foi sonho distante do Vasco, em 2004 – Foto: Reprodução/Internet

9 – Henry (Vasco)
Nesse caso, nunca houve proposta nem sequer uma sondagem concreta. Porém, é um fato sabido para muitos que o ex-atacante francês Thierry Henry, um dos maiores jogadores da 1ª década dos anos 2000, tem um carinho especial pelo Vasco.

Em duas oportunidades, dirigentes vascaínos foram ao encontro de Thierry Henry e o presentearam com camisas do time.

622 f5522b77 9496 3159 897d ac2453cd0b4d Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Em 2007, José Luiz Moreira foi à Inglaterra e levou uma camisa do Vasco a Henry – Foto: Reprodução/Internet

Diversas vezes, Henry disse acompanhar os times brasileiros, em especial o Cruzmaltino. Além disso, André Santos, seu ex-companheiro de Arsenal, contou que o francês também costumava cantar o hino do Vasco e que, inclusive, já fez um tour de helicóptero por cima de São Januário e ficou maravilhado.

”Ele gostava muito de brasileiro. No vestiário, dançava samba e dizia ‘Eu sou Vasco, eu sou Vasco’. Ele veio uma vez para o Rio e se encantou pelo clube, fez um tour de helicóptero e gostava muito do Romário na época que ele jogava no Vasco”, revelou o jogador.

HENRY vasco Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Henry novamente presentado com uma camisa do Vasco, dessa vez em 2014, nos Estados Unidos – Foto: Divulgação

10 – Kaká (Flamengo) [2018]
Atualmente aposentado, o meia-atacante Kaká poderia ter jogado no Flamengo em 2018, segundo informações do próprio atleta.

Ao final da temporada 2017, Kaká anunciou que não renovaria com o Orlando City, dos Estados Unidos (que acabou sendo o último time de sua carreira). Nesse meio-tempo em que decidia se continuaria atuando profissionalmente ou não, houve uma sondagem do Rubro-Negro.

”Existiu uma sondagem do Flamengo com meu pai e meu irmão, as pessoas que cuidam da minha carreira. Deixamos em aberto a minha decisão, dependia do que eu ia fazer primeiro para depois voltar a ter uma conversa. Mas sempre ficou muito claro que minha prioridade seria o São Paulo”, contou Kaká.

Kaká acabou optando por encerrar a carreira, aos 35 anos.

kaká flamengo Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Kaká nos tempos de Milan; jogador quase vestiu rubro-negro novamente, mas preferiu encerrar a carreira ao invés de jogar pelo Flamengo – Foto: Reprodução/Internet

11 – Malouda (Vasco) [2012]
Muito amigo de Juninho Pernambucano, com quem jogou junto no Lyon entre 2003 e 2007, o meia francês Florent Malouda quase parou no Vasco em 2012.

Por influência de Juninho, Malouda, que à época tinha 32 anos e estava na reserva do Chelsea, da Inglaterra, viria para ser o grande reforço cruzmaltino no decorrer daquela temporada.

”Eu tive contato com ele por telefone em janeiro, queria ele viesse para o Vasco. Houve contatos, o clube estava muito interessado, mas infelizmente não foi possível por razões financeiras”, revelou, em outubro de 2012, Juninho Pernambucano ao jornal L’Equipe, da França.

Malouda atualmente tem 39 anos e joga no Delhi Dynamos, da Índia.

maluda juninho Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Malouda e Juninho em ação pelo Lyon; ídolo vascaíno até que tentou, mas meia francês acabou não acertando com o Cruzmaltino – Foto: Olivier Andrivon/Getty Images

12 – Mutu e Iaquinta (Vasco) [2012]
Ainda em 2012, o Vasco também flertou com 2 atacantes famosos no futebol mundial. O romeno Adrian Mutu e o italiano Vincenzo Iaquinta, ambos com 33 anos na ocasião.

Naquele momento, Mutu e Iaquinta atuavam juntos no Cesena, da Itália, e o então diretor executivo de futebol cruzmaltino, Franck Asssunção, viajou até lá para tentar sacramentar as negociações. Porém, elas nunca aconteceram.

Hoje em dia, tanto Mutu quanto Iaquinta estão aposentados.

AdrianMutuVincenzoIaquintaACCesenav jL8f8za9Ezl Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Iaquinta e Mutu, respectivamente, atuando pelo Cesena, da Itália; jogadores acabaram não sendo contratados pelo Vasco – Foto: Reprodução/Internet

13 – Podolski (Flamengo)
Assim como no caso de Henry com o Vasco, também nunca houve negociações oficiais, apenas o carinho do jogador com o clube. Lukas Podolski, atualmente com 33 anos, foi campeão mundial com a seleção alemã em 2014 no Brasil, o que estreitou laços entre o atacante e o país.

Na ocasião, Podolski fazia questão de ‘desfilar’ com a camisa do Flamengo por onde a Alemanha passava.

podolski flamengo Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Podolski, trajado de Flamengo, com a taça da Copa do Mundo, conquistada pela seleção alemã em 2014, no Brasil – Foto: Reprodução/Internet

O zagueiro Dankler, ex-Botafogo, companheiro atualmente de Podolski no Vissel Kobe, do Japão, ressaltou o carinho do alemão pelo Brasil.

”Ele não comenta sobre episódio do 7 a 1. Porém, sempre está brincando comigo, todo dia dando risada com o Wellington também. Somos muito próximos. Ele fala muito do Rio de Janeiro, do Flamengo. Sempre está brincando sobre isso. É um cara fora do comum, muito humilde, de caráter e respeito. Admiro bastante ele”, explicou Dankler.

Podolski tem contrato com o time japonês até janeiro de 2020.

podolski fla 2 Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Em momento distinto do anterior, Podolski novamente com a camisa do Flamengo – Foto: Reprodução/Internet

14 – Riquelme (Flamengo) [2012]
No penúltimo dia da janela de transferências da temporada 2012, o meia argentino Juan Román Riquelme, na época com 34 anos e jogador do Boca Juniors, recusou a proposta feita pelo Flamengo.

Quem confirmou a negociação foi o então diretor de futebol do Rubro-Negro, Zinho, alegando que Riquelme desistiu da ideia depois de assistir à péssima atuação do Flamengo diante do Corinthians, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, que terminou com vitória do time paulista por 3 a 0.

riquelme Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Riquelme preferiu continuar no Boca Juniors do que acertar com o Flamengo – Foto: Reprodução/Internet

”Foram palavras do Riquelme, que o problema não foi financeiro, mas sim futebolístico. Ele falou que a nossa proposta foi excelente, mas que assistiu ao jogo contra o Corinthians e ficou assustado com a atuação do time e as cobranças, a pressão da torcida. Queríamos 1 ano e meio de contrato. Ele pediu 2, e nós aceitamos. Ele queria receber ‘limpo’, aceitamos. Pediu garantia de receber em dia, e nós conseguimos. Não foi problema financeiro. Ele deve acertar com outro clube, mas não será por dinheiro”, explicou Zinho, na época.

Riquelme, ao contrário do que Zinho disse, que iria acertar com outro clube, acabou continuando no Boca Juniors, onde ficou até 2014. Depois disso, acertou com o Argentino Juniors, clube que o revelou para o futebol. Encerrou a carreira em janeiro de 2015.

xriquelme flamengo.jpg.pagespeed.ic .SRMvJMgOHy Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Torcedores do Flamengo se empolgaram e fizeram camisa de boas-vindas a Riquelme, que acabou não sendo contratado – Foto: Reprodução/Internet

15 – Ronaldinho Gaúcho (Vasco) [2015]
Uma das maiores ‘gafes’ do futebol carioca nos últimos anos. Em junho de 2015, com o Vasco muito mal no Campeonato Brasileiro, ocupando a lanterna da competição, Eurico Miranda, então presidente cruzmaltino, convocou entrevista coletiva para anunciar as chegadas do atacante Herrera e do técnico Celso Roth.

No entanto, outra situação acabou surpreendo a todos: de acordo com Eurico, o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho, à época com 35 anos, estava ‘90%’ acertado com o Vasco. A situação, obviamente, empolgou a torcida vascaína.

”Estamos elaborando um projeto: ‘Ronaldinho Gaúcho Vasco’. E está bastante adiantado. Diria que, em termos percentuais, está para 90%. Mas isso é um projeto. Depois, terá a divulgação necessária. Eu já falei com o jogador, e ele se interessa. Ficou satisfeito com o que apresentamos”, disse Eurico, na ocasião.

roandlinho Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Ronaldinho Gaúcho em ação pelo Querétaro, do México; consagrado jogador quase acertou com o Vasco em 2015 – Foto: Reprodução/Internet

Uma semana depois, Eurico apareceu novamente em entrevista coletiva para apresentar o meia Andrezinho, que havia sido contratado para reforçar o elenco cruzmaltino. Questionado a respeito da negociação por Ronaldinho, Eurico mudou completamente o tom, descartou a contratação e ainda disse que, caso ele viesse, ‘teria o prazer de jogar com Andrezinho’.

”Esquece o Ronaldinho Gaúcho. Se viesse, teria o prazer de jogar com o Andrezinho. O caso do Ronaldinho, vou repetir: da parte do Vasco, tinha 90% do projeto de marketing. O Ronaldinho foi analisar… Eles pediram um prazo para pensar e para mim o assunto está encerrado. Tem outras opções e o assunto está encerrado. Quem vai ser a figura do Vasco é o Andrezinho”, disse o ex-presidente.

Pouco tempo depois, Ronaldinho Gaúcho acabou acertando com o Fluminense.

Ronaldinho Gaucho Fluminense FC Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Ronaldinho em sua apresentação no Fluminense, no Maracanã, justamente antes de clássico contra o Vasco – Foto: Nelson Perez/Fluminense FC

16 – Ronaldo (Flamengo) [2009]
Talvez o grande ‘errado que deu certo’, pois caso o ‘Fenômeno’ tivesse jogado no Flamengo, provavelmente Adriano Imperador, que foi peça fundamental para o título brasileiro de 2009, não teria sido contratado.

No início de setembro de 2008, Ronaldo iniciou, nas instalações rubro-negras, uma espécie de ‘pré-temporada’ particular para conseguir retornar aos gramados em 2009.

ronaldo fla Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Ronaldo tendo seu percentual de gordura avaliado em treino na Gávea, em 2008 – Foto: Agência/O Globo

A parceria, é claro, deixou os torcedores muito empolgados em um possível acerto do atacante com o Flamengo, para ser reforço para a temporada de 2009.

No entanto, em dezembro de 2008, Ronaldo surpreendeu a todos ao acertar contrato com o Corinthians, ao invés do Flamengo.

No final do ano passado, após o fato completar 10 anos, o então presidente rubro-negro na época, Márcio Braga, relembrou o fato e criticou o ‘Fenômeno’, inclusive chamando-o de ”mau caráter”.

”Por duas vezes, conversei com representantes dele. Diziam que não adiantava assinar contrato naquele momento porque o Ronaldo estava em recuperação, ninguém sabia se ele jogaria ou não. O Ronaldo me disse ‘eu sou Flamengo e quero ficar’, mas depois deve ter tido uma proposta muito boa”, relatou Márcio Braga, completando: ”É por tudo isso que te digo que ele (Ronaldo) é um mau caráter.”

Ronaldo ficou no Corinthians até 2011 e acabou sendo campeão, com protagonismo, da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista, ambos em 2009.

ronaldo flamengo 1 Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Ronaldo preferiu o Corinthians ao Flamengo – Foto: Agência/O Globo

17 – Tévez (Flamengo) [2019]
No final do ano passado, em entrevista à uma rádio argentina, Carlos Tévez, atacante do Boca Juniors, atualmente com 35 anos, revelou que foi procurado pelo Flamengo para reforçar o elenco rubro-negro em 2019, mas preferiu não sair do time argentino naquele momento.

”Não vou sair neste momento que o torcedor está sofrendo, queremos demonstrar que podemos ganhar a Libertadores. Recebi propostas do Brasil, como Grêmio e Flamengo. Mas eu fico”, revelou o atacante.

Atualmente, Tévez ainda faz parte do elenco do Boca Juniors.

tevez flamengo Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Tévez comemorando gol pelo Boca Juniors contra o Palmeiras; atacante não quis defender o Flamengo – Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Flamengo desiste de Balotelli; clubes do Rio têm histórico de negociações ilusórias
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui