Estudantes da rede municipal do Rio ajudam a plantar. mudas na Floresta dos Atletas. Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio
Estudantes da rede municipal do Rio ajudam a plantar. mudas na Floresta dos Atletas. Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O plantio da Floresta dos Atletas, em Deodoro, Zona Oeste da cidade, teve início nesta quarta-feira, 25 de setembro. Com a ação, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, cumpre uma promessa feita ao mundo durante a Olimpíada de 2016. A área verde vai abrigar 13.725 mudas de 207 espécies da Mata Atlântica e honrar um compromisso feito ao vivo para três bilhões de pessoas no planeta, além de resgatar uma área degradada nas últimas décadas.

Na festa de abertura da Rio 2016, atletas depositaram, em pequenos tubos, sementes de 207 espécies da Mata Atlântica, representando o número de países que participariam da competição. Foi a primeira Olimpíada a ter um compromisso ambiental.

Três anos depois dos Jogos, a Prefeitura do Rio tornou possível essa promessa sem usar recursos públicos. Para investir os R$ 3 milhões necessários para o plantio das 13.752 mudas na área de cinco hectares, em Deodoro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente utilizou “compensações ambientais”. Trata-se de um mecanismo legal de contrapartida para que empresas cujas atividades causem impacto ao meio ambiente compensem os danos plantando árvores em áreas determinadas pela secretaria.

– Estamos honrando o nome de nossa cidade e nosso país. E para que não seja mais uma ação desconectada de políticas públicas mais abrangentes, a Floresta dos Atletas será parte de um amplo programa de reflorestamento, que estamos planejando – comemorou o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Queiroz.

Das 207 espécies selecionadas, 42 correm algum risco de extinção e 92 dão frutos que atraem a fauna e podem ser consumidos.

A primeira fase do plantio da Floresta dos Atletas vai receber 75 espécies, entre elas mudas de Pau-Brasil, Pau-Ferro, Jequitibá, Aldrago e de árvores frutíferas como Pitanga, Cambucá e Grumixama.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui