Você já ouviu falar na Floresta do Quitite? Localizada na região de Jacarepaguá, o trecho da Floresta da Tijuca, que faz fronteira com bairros como a Freguesia, Anil, Rio das Pedras e Muzema, tem sido o foco de uma campanha para garantir sua preservação. A área é muito apreciada pelos moradores locais e ambientalistas, mas está em risco devido à expansão imobiliária. A Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF) segue liderando esforços para transformar a floresta em uma unidade de conservação.
Desde 2023, grupos ambientalistas têm pressionado por medidas que garantam a preservação da área, que é rica em biodiversidade, com mata densa, rios e cachoeiras, além de ser bastante visitada por trilheiros e amantes da natureza. A área faz parte da Floresta da Tijuca, mas está fora do controle do Parque Nacional, sem uma administração clara. Por isso, a AMAF, em parceria com outros grupos independentes e ambientalistas, iniciou a campanha “Floresta em Pé Jacarepaguá” com o objetivo de garantir a criação da unidade de conservação.
Em 2023, a AMAF enviou uma petição à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, solicitando a criação da unidade. A tentativa agora é de mobilizar a comunidade e chamar a atenção das autoridades com a organização de uma trilha especial no dia 2 de fevereiro, que coincide com o Dia Mundial das Zonas Úmidas.
“Queremos fazer um evento ‘cheio’ para chamar a atenção das autoridades e da população do Rio de Janeiro como um todo”, afirma Sidney Teixeira, diretor da AMAF. Ele continua: “Já estamos há dois anos pedindo para que a vertente oeste do maciço da Tijuca, que vai da Freguesia até o Itanhangá, seja protegida como uma unidade de conservação. Esta área, além de ser rica em biodiversidade, é muito frequentada pela população. Já são muitas as pessoas que aproveitam suas trilhas, rios e cachoeiras.”
A petição e o ofício enviados à Secretaria de Meio Ambiente e Clima resultaram em uma resposta positiva por parte da secretária Tainá de Paula. Em abril de 2024, ela criou um Grupo de Trabalho com técnicos da prefeitura para propor a criação da Unidade de Conservação. Agora, o processo está em andamento, com previsão para um ano até a publicação da proposta, seguida por uma audiência pública.
O evento será uma oportunidade para os participantes conhecerem de perto a área da Floresta do Quitite e, ao mesmo tempo, apoiar a causa de sua preservação. A trilha será moderada, com ponto de encontro na Estrada do Quitite, no número 715, no bairro do Anil, às 08:00. É recomendado levar água, alimentos, repelente, calçado fechado e, caso deseje acessar as cachoeiras, levar roupas de banho. Também pode ser interessante o uso de calças compridas. No roteiro serão incluídas três cachoeiras do Rio Papagaio. O tempo médio será 3 horas, contando com a introdução da campanha, no início do passeio, e mais as paradas no trajeto.
*A Associação segue em canal aberto com a população por meio das redes: @amaf_freguesia, e no e-mail: amaf@amafreguesia.org
Dudu Paes não está vendendo essa área verde também? AMAF, protejam essa obra prima.
Jacarepaguá e adjacências foi abandonada pelo poder público a muito tempo.
Parabéns para a equipe da AMAF.
Exemplo de organização popular em Jacarepaguá.
Em tempo, Rio das Pedras e Muzema não são bairros. São localidades no bairro do Itanhangá.
Trecho da floresta de encontra também no bairro de Jacarepaguá.
Minha comadre morou no final da estrada só Quitite, num condomínio. Até cachoeira tem. Lugar excelente! Imagine a trilha!
Conheço tudo dessa floresta,sou nascido é criado aqui na floresta do ANIL….local lindo.