O cotidiano da favela da Rocinha sob o olhar dos seus moradores. Esse foi o ponto de partida para edição do livro de fotografias “Rocinha Sob Lentes”. Com o patrocínio da Supergasbras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a obra foi lançada na última segunda-feira (14/03), no Polo Rocinha, em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Produzido pela editora Engenho Arte e Cultura, o livro conta com uma tiragem inicial de dois mil exemplares e formato bilíngue, nos idiomas português e inglês. A obra será distribuída de forma gratuita tanto na Rocinha quanto em bibliotecas de outras cidades brasileiras e no exterior.
As 80 imagens da edição foram selecionadas a partir de material produzido pelos moradores da comunidade e fotógrafos Allan Almeida, Diego Cardoso, Erick Dias e Marcus Costa. Nos últimos dois anos foram registadas cerca de 800 imagens, 200 de cada fotógrafo, com olhares intimistas e sensíveis das vivências de moradores na maior favela do Brasil.
A narrativa visual pretendida quer mostrar, com imagens feitas de dentro para fora, os personagens e a beleza do cotidiano da comunidade, em oposição à visão de violência frequentemente associada a favela. Além do livro, o projeto prevê o oferecimento de uma oficina de fotografia para jovens moradores da Rocinha e palestras em escolas públicas da comunidade.
“A Supergasbras tem como rotina apoiar e patrocinar eventos culturais por entender a importância dessas iniciativas no desenvolvimento da sociedade. Nesse caso é ainda mais relevante porque a gente tem um carinho enorme pela Rocinha, que é uma das áreas de atuação da empresa”, explica Lucinda Miranda, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Supergasbras.