Fraldários deverão ser colocados em locais acessíveis para homens e mulheres

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Votação na Alerj aprovou o projeto de lei - Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (21/08), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em 2ª discussão, o projeto de lei nº 3.860/18, do ex-deputado Zaqueu Teixeira, que determina que os estabelecimentos públicos e privados de grande circulação, como supermercados e shopping centers, deverão disponibilizar fraldários em locais acessíveis tanto para homens quanto para mulheres.

Com a aprovação na Alerj, o texto agora será encaminhado para o governador Wilson Witzel, que terá até 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto da norma.

De acordo com o projeto, os fraldários podem ser colocados em locais reservados dentro dos banheiros masculinos e femininos ou então em pontos específicos que possam ser utilizados tanto por homens quanto por mulheres.

fraldário Fraldários deverão ser colocados em locais acessíveis para homens e mulheres
Fraldário do Botafogo Praia Shopping, na Zona Sul do Rio – Foto: Divulgação

Os fraldários terão que ser adaptados às pessoas com deficiência e deverão conter uma bancada para troca de fraldas, lavatório e equipamento para a higienização de mãos.

Advertisement

Em caso de descumprimento da norma, serão aplicadas sanções previstas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Os estabelecimentos terão um prazo de 1 ano para se adequarem à lei.

”Normalmente, os fraldários são instalados em banheiros femininos. Essa mentalidade ignora a ‘nova’ configuração da família brasileira. Além disso, os pais também estão participando mais dos cuidados com as crianças e, muitas vezes, passam por inúmeras situações constrangedoras nos banheiros públicos espalhados pelo país”, justificou Zaqueu.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fraldários deverão ser colocados em locais acessíveis para homens e mulheres
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui