Fumaça de queimadas no Pantanal deve chegar sexta-feira ao Rio de Janeiro

Isso deve acontecer por conta de uma frente fria que se aproxima do litoral do Sudeste e altera o fluxo do vento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de fumaça causada por queimadas no Pantanal - Foto: Reprodução/Internet

Há cerca de 1 mês, o Pantanal brasileiro vem sofrendo com diversos focos de queimadas, que já mataram dezenas de animais. E a fumaça causada por esse intenso fogo deve chegar na próxima sexta-feira (18/09) ao Rio de Janeiro. Segundo Marcelo Pinheiro, meteorologista do site ”Climatempo”, isso deve acontecer por conta de uma frente fria que se aproxima do litoral do Sudeste e altera o fluxo do vento. O céu, inclusive, ficará levemente alaranjado.

”A alteração no fluxo de vento entre a superfície e a média atmosfera [entre 10km e 100km de altitude] cria condições favoráveis ao transporte dessa fumaça, que está espalhada por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para a região Sudeste”, diz o meteorologista.

Já para o sábado (19/09), há previsão de pancadas de chuva no RJ, e, com a presença da fumaça das queimadas no ar, a tendência é de que, devido aos poluentes, ela se torne um pouco mais escura, podendo ocasionar, inclusive, chuva ácida.

”Dependendo da interação das gotículas de água com as partículas das queimadas, que são gases como enxofre e dióxido de nitrogênio, pode ocorrer aquilo que a gente chama de chuva ácida, que carrega esses componentes químicos”, conclui Marcelo.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fumaça de queimadas no Pantanal deve chegar sexta-feira ao Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui