A Fundação Leão XIII celebrou 78 anos de atuação com uma missa em Ação de Graças na Igreja de Santa Teresinha, no Palácio Guanabara. A cerimônia, realizada nesta quarta-feira (22), contou com a presença de servidores, lideranças políticas e religiosas, e pessoas idosas acolhidas pela instituição.
Criada em 1947, a Leão XIII tem como missão prestar assistência à população em situação de vulnerabilidade social. Só em 2024, foram realizados mais de 241 mil atendimentos. A fundação também mantém duas unidades de acolhimento de idosos, recentemente reformadas.
Luciana Calaça, presidente da Leão XIII, agradeceu a todos que contribuem para o trabalho da instituição. ” Nós tínhamos uma missão com o nosso governador Claudio Castro, reerguer a Fundação Leão XIII. Conseguimos “, afirmou.
O padre André Felipe Souza, que celebrou a missa, destacou a importância da assistência social e da gratidão. ” A gratidão é uma característica do cristão “, disse. ” Hoje, em especial, agradecemos pelos 78 anos da Fundação Leão XIII “.
O vereador Diego Faro também participou da cerimônia e ressaltou o impacto do trabalho da fundação na vida das pessoas. ” Ler a Palavra e cantar foram formas de agradecer por uma instituição que há décadas leva dignidade e esperança a tantas famílias “, declarou.
Emoção e reconhecimento:
Maria José Duarte, de 89 anos, acolhida pela Unidade de Acolhimento de Campo Grande, se emocionou com a cerimônia. ” Lembrei de quando eu era criança e frequentava as missas “, contou.
José Silvério de Oliveira, de 64 anos, que teve sua documentação providenciada pela Leão XIII, agradeceu o apoio da instituição. ” Cheguei a viver nas ruas. Só quem já passou por uma situação dessa sabe como é ruim “, desabafou.