Uma programação para conectar pessoas, valorizar a cultura, a diversidade, a natureza e as novas economias é a proposta da Fundição Progresso para a primavera 2020. Celebrando a chegada da nova estação, o público é convidado a refletir e co-criar outros mundos, além de enfrentar esse momento difícil causado pela pandemia do Covid-19, através de atividades online, comandadas por mestres dos grupos residentes da Fundição, artistas e amigos da Casa de Todas as Tribos.

Idealizado por Perfeito Fortuna, para acontecer ao longo do ano e destacar as atividades que acontecem na Fundição Progresso para além da casa de shows, o programa foi todo adaptado para atender a uma programação no ambiente digital. O Fundição Multicultural 2020 é uma realização da Fundição Progresso e Viva Brasil com patrocínio da Icatu Seguros e apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.

Pao-do-Ouvidor
Cada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço.

“A Fundição é uma escola que credenciou muitas pessoas para uma vasta possibilidade de trabalhos profissionais em arte e cultura. Vamos juntar algumas dessas pessoas durante toda a primavera para pensarmos e debatermos o futuro que queremos, não só para a Fundição, mas também para a cidade, o país, o planeta”. Resume Perfeito Fortuna.

“A Fundição é um espaço de encontros para troca de vivências e aprendizados, um espaço que ressignifica a vida de muitas pessoas e por isso convidamos todas e todos a participarem das atividades. Queremos que o programa online abra um processo de intercâmbio de saberes e fazeres culturais com adesão de pessoas em todo o país e até fora dele”, conta Vanessa Damasco, gestora de projetos da Fundição e co-criadora do Fundição Multicultural 2020.

Ao todo, serão 16 oficinas para jovens e adultos, 5 atividades infantis, 5 Web Encontros, 3 edições do Resenha – programa sobre processos criativos na música – 2 sessões da mostra de filmes Cinefesta, além de 3 módulos do acervo digital da Fundição, compostos por fotografias no site da Fundição que serão comentadas no podcast Papo Cultural. 

“Convidamos uma rede de fazedores e parceiros da Fundição que estão apontando caminhos para ampliar nossa visão de mundo e também procuramos valorizar pessoas que tiveram sua base de formação profissional e artística no centro cultural para participar desse debate sobre o futuro que podemos inventar”, diz Cristina Nogueira, gestora de comunicação e marketing da Fundição Progresso e co-criadora do Fundição Multicultural 2020.

As Oficinas serão ministradas no zoom, permitindo maior interação entre professores e alunos, com inscrições gratuitas e vagas limitadas através do site da Fundição Progresso ao longo dos 3 meses de duração do festival multicultural. 

WebEncontros 

propõem debates com os fazedores e parceiros da Fundição Progresso, sobre o futuro que queremos construir na Arte, Educação, Cultura e Natureza. Acontecem a cada 15 dias em formato online, via aplicativo Zoom. As inscrições também serão realizadas pelo site da Fundição. 

Cinefesta

Evento que vinha acontecendo no terraço da Fundição, em parceria com a TvZero, ganha 2 edições no Youtube.com/Tvfundicao com apresentação de filmes seguidas de bate-papo com diretores e convidados. 

Resenha 

Programa de bate-papo com o músico João Cavalcanti chega em nova temporada com 3 episódios gravados com convidados que vão contar sobre processos criativos na música. 

A programação completa acontece de 22 de setembro a 10 de dezembro de 2020 e será informada e atualizada no site www.fundicaoprogresso.com.br assim como nas redes sociais da Fundição.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui