Fundo Soberano do Estado do Rio de Janeiro será lançado nesta segunda

Fundo é uma reserva de recursos provenientes da exploração do petróleo e de outras fontes e conta com R$ 2,1 bilhões previstos no Orçamento de 2022

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Pilar Olivares)

O governador Cláudio Castro, o presidente da Alerj, André Ceciliano, o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinícius Farah, lançam, nesta segunda-feira (28/03), às 11h, no Palácio Guanabara, o Fundo Soberano do Estado do Rio de Janeiro.

O Fundo é uma reserva de recursos provenientes da exploração do petróleo e de outras fontes e conta com R$ 2,1 bilhões previstos no Orçamento de 2022.

A iniciativa é uma criação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), por meio da Emenda Constitucional 86/21, de autoria do presidente da Casa, André Ceciliano.

Uma das principais fontes de receitas do Fundo são os 30% de todo aumento na arrecadação do Rio com os recursos de royalties e participações especiais sobre a produção de petróleo e gás natural comparado com o ano anterior.

Advertisement

A política de investimentos deverá ser elaborada por um Conselho Gestor, formado por secretários de Estado. Um dos objetivos do Fundo é reduzir a dependência do estado do chamado ‘ouro negro’, uma reserva energética finita.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fundo Soberano do Estado do Rio de Janeiro será lançado nesta segunda
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Fundo Soberano do Estado do Rio de Janeiro: algo como estar endividado até a medula com juros de cartão de crédito mas guardar um dinheiro na poupança da Caixa Econômica Federal. Parabéns aos envolvidos!

    PAGUEM AS DÍVIDAS!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui