O Bloco da Favorita levou cerca de 50 mil foliões para o Circuito de Megablocos, na Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio, neste sábado (22), marcando o último fim de semana do pré-Carnaval de Rua 2025. A festa contou com a presença de nomes do funk e do rap, como MC Maneirinho, Borges, Bin e Puterrier, que animaram o público com sucessos dos dois gêneros.
Criado pela empresária Carol Sampaio, o bloco consolidou o funk como parte do Carnaval de Rua do Rio. “O Bloco da Favorita foi o primeiro bloco em ritmo de funk, que abriu portas para tantos artistas que hoje estão aqui, como Ludmilla e Anitta. Esse movimento valoriza o que a gente quer no Rio”, afirmou Carol.
Desde 2013, o Bloco da Favorita se tornou uma atração fixa do Carnaval carioca, mesclando o clima da folia com o batidão do funk. Neste ano, diversas personalidades assumiram posições de musos e musas do bloco, entre elas Cris Vianna, Joaquim Lopes, Juan Paiva, Marcus Majella, Marcelo Mello JR, Paloma Bernardi, Rapha Logan e Sheron Menezzes.
“Eu sou apaixonada pelo Carnaval, faz parte da minha vida. Estou felicíssima de estar aqui. A Favorita é uma família, um bloco que é uma delícia”, disse a atriz Cris Vianna, uma das musas do desfile.
Mas nem tudo são boas notícias. O bloco deixou um rastro de urina nas imediações da Praça XV e muito lixo jogado por toda a parte, dificultando o acesso à programação cultural tão ativa na região, apesar do grande policiamento ostensivo. Também atraiu camelotagem clandestina em grandes volumes. No passado, o Iphan já se pronunciou contra a realização de eventos do tipo já Primeiro de Março, em razão do enorme volume de bens históricos tutelados no local, que é considerado um Conjunto Tombado Nacional.
Outros blocos animam a cidade
Agenda dos Blocos de Rua do Rio de Janeiro em 2025

Além da festa no Centro, outros cortejos tradicionais tomaram as ruas do Rio. Em Santa Teresa, o Céu na Terra desfilou com um cortejo repleto de pernas-de-pau, bonecos gigantes e figurinos criativos, embalado pelo som de 150 instrumentistas. A edição deste ano homenageou a cantora Rita Lee, falecida em 2023, com uma boneca gigante e artes desenvolvidas pelo DJ ZOD.
Já no Largo São Francisco de Paula, o bloco Estratégia celebrou seu 13º desfile com uma homenagem ao cantor Wilson Simonal, promovendo um “beijaço” ao som de sucessos como “Nem vem que não tem” e “Nanã”. O repertório também incluiu um set especial em tributo ao álbum “Racional”, de Tim Maia.
Outro destaque foi o Pérola da Guanabara, que levou foliões à Ilha de Paquetá em um cortejo animado desde a saída da Praça XV, com clássicos do axé, pagode, MPB e ritmos latinos.
Eduardo Paes acabou com o Bloco da Favorita.
Maquinha pra arrancar dinheiro dos foliões , da Comlurb!
Mais policiais do que gente naquele cercado !