Futebol é motivo de exposição no Centro Cultural dos Correios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Os jogadores Neymar, Pelé e Zico estão entre os homenageados pela artista plástica Mazeredo na exposição Arte em Movimento, no Centro Cultural dos Correios. A mostra, com 37 obras inspiradas no universo do futebol, reúne trabalhos de duas fases da carreira da artista. Todas as obras são inéditas no Brasil e algumas delas foram inspiradas em peças exibidas, há 20 anos, em uma exposição no Museu do Grande Arco em La Defense, em Paris, durante a Copa do Mundo da França. Arte em Movimento pode ser visitada até o dia 15 de julho.  A entrada é gratuita!

Pao-do-OuvidorCada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no centro do Rio. Se você ainda não conhece, deveria conhecer. Passa no Paço.

Os Destaques

Entre os destaques da exposição estão um busto de Pelé, esculpido em resimarmore branco. O Rei do Futebol, que “participará” da exposição virtualmente, em um vídeo gravado durante sua visita à exposição de Paris, foi eternizado com ar sereno. Homenagens a Neymar e Zico, um políptico, com 16 quadros, que usa as cores dos uniformes dos países que participam da Copa da Rússia, e um tríptico com o estádio do Maracanã visto do alto também poderão ser conferidos na exposição. 

Advertisement

ArteEmMovimento Ivayr Borges 05 1 Futebol é motivo de exposição no Centro Cultural dos Correios

A Exposição

Em sua nova mostra, inspirada pelo futebol em seu ápice, a realização de uma Copa do Mundo, Mazeredo apresenta esferas que são imediatamente identificadas como o planeta Terra, reforçando a consciência ecológica da artista ao relembrar o conceito de Gaia, a Mãe-Terra. As telas, em sua maioria, são expressionistas e Mazeredo transita da expressão abstracionista às texturas, transparências, contrastes e relevos, indo do figurativo ao abstrato, do realismo ao gestual. A bola, a estrela maior de um torneio de futebol, não poderia ficar de fora e pode ser observada em diferentes trabalhos.

Uma das obras mais instigantes é a que homenageia uma bicicleta. Mazeredo representa os corpos e os movimentos de jogadores em silhuetas dinâmicas. Em outros trabalhos, podem ser conferidos, de forma única, os reflexos de jogadores correndo e driblando seus adversários. A artista apresenta também esculturas que têm futebol como inspiração e um conjunto que remete aos troféus, símbolos das vitórias, produzido em bronze e uma instalação com as camisas, em resimarmore branca, das 32 seleções que disputarão a Copa da Rússia.

Esporte

A ligação de Mazeredo com o esporte, incluindo o futebol, não é recente. A artista plástica criou obras coloridas, inspiradas em atletas, para o Museu Histórico da Fortaleza de São João, na Urca; para o Corredor Cultural do Leme e para o Monumento ao Esporte, no Centro Esportivo Miécimo da Silva.  Além disso, levam a assinatura de Mazeredo a obra Louvor ao Esporte que, durante anos, decorou o hall dos elevadores do Maracanã; uma escultura em tamanho natural de Buck, famoso treinador de remo do Flamengo e um grupo de esculturas que coloriram os centros esportivos do Rio de Janeiro, durante os Jogos PanAmericano de 2007, além das obras que chamam a atenção na entrada do Museu do Esporte do Exército.  “Os esportes, com todos aqueles movimentos, cores e energias, têm uma sinergia muito grande com o meu trabalho. É, sem dúvida, um dos meus temas preferidos. Não poderia haver momento melhor para inaugurar uma exposição do que o mês da Copa da Rússia”, ressalta a artista.

Serviço
Arte em Movimento – exposição individual de Mazeredo
Abertura: 06 de junho, às 19h
Período da exposição: de 06 de junho a 15 de julho
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, nº 20, Centro)
Horário: de terça a domingo, das 12h às 19h
Informações:  021.2253-1580
Entrada franca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Futebol é motivo de exposição no Centro Cultural dos Correios
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Futebol é motivo de exposição no Centro Cultural dos Correios
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui