Refletir e debater sobre a acessibilidade dos espaços culturais para todos os públicos e em especial para as pessoas com deficiência. Esse é o objetivo do Futuros – Arte e Tecnologia ao participar da 18ª Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”. O centro cultural convida o público a discutir o assunto no evento gratuito “Cine Musehum: Vivências e Capacitismo”, no próximo sábado, dia 28, às 15h.
Conduzido por Severa Paraguaçu, drag queen com deficiência e uma das idealizadoras do Antimanual Anticapacitista da UFRJ, e por Ricardo Boaretto, professor especialista em tradução, interpretação e ensino de LIBRAS pela UFRJ, o encontro terá como ponto de partida a exibição de um vídeo educativo sobre Museus e Acessibilidade. Após a exibição, um debate vai estimular a reflexão de como pessoas podem ser anticapacitistas em suas atitudes e decisões do dia a dia.
A Primavera dos Museus é uma ação anual coordenada pelo Ibram com duração de uma semana, que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema.
SERVIÇO:Cine Musehum: Vivências e Capacitismo
Data: 28/9 (sábado)
Horário: 15h às 16h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca
Público: livre (sujeito a lotação)
Acessibilidade em Libras