O Gabinete de Transição da Prefeitura do Rio encerrou nesta sexta-feira (13/12) o ciclo de oficinas de planejamento com um encontro dedicado aos temas de futuro, economia e felicidade. Realizada no IMPA Tech, no Porto Maravalley, a oficina reuniu representantes de diversas secretarias municipais, como Meio Ambiente, Esportes, Cultura e Desenvolvimento Urbano e Econômico.
Construindo um futuro melhor para a cidade:
Durante a oficina, os participantes debateram ideias e propostas para o Plano Estratégico 2025/2028, com foco em políticas públicas que promovam a qualidade de vida e o bem-estar da população. A inclusão do conceito de “felicidade” nas discussões demonstra a preocupação da nova gestão em criar uma cidade mais humana e acolhedora.
Cidadão no centro das atenções:
As propostas apresentadas visam oferecer aos cariocas uma vida mais saudável e equilibrada, com soluções inovadoras e eficientes. As ideias debatidas serão consolidadas em um relatório final, que servirá como base para o planejamento das ações da nova gestão.
Gabinete de Transição:
O Gabinete de Transição, iniciado em 2 de dezembro, tem como objetivo principal o debate de ideias e metas para o Plano Estratégico 2025/2028. O planejamento estratégico da nova gestão será baseado em cinco eixos temáticos:
- Equilíbrio Fiscal, Boa Gestão e Governança
- Civilidade e Segurança
- Futuro, Economia e Felicidade
- Longevidade, Equidade e Humanidades
- Infraestrutura, Prevenção a Desastres e Resiliência
A coordenação do Gabinete de Transição está a cargo do vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere. As oficinas sobre os eixos temáticos foram coordenadas por Rafaela Bastos, presidente da Fundação João Goulart, e Fernanda Mofati, subsecretária de Planejamento e Acompanhamento de Resultados.