Gafisa apresenta exposição de Raul Mourão no Leblon

A intervenção artística, batizada de Viva Rebel, segue todas as medidas de segurança e pode ser visitada até o dia 21 de março

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Vicente de Mello

Duas esculturas cinéticas inéditas do artista plástico Raul Mourão estão expostas na Avenida Delfim Moreira, número 558, no Leblon. A intervenção artística, batizada de Viva Rebel, é apresentada pela Gafisa e está aberta a visitas até o dia 21 de março, ocupando um espaço onde será construído um futuro empreendimento comercial. Gratuita, a mostra respeita todos os protocolos de segurança sanitária, com limite diário de público, distancimanto social e exigência da obrigatoriedade do uso de máscaras.

As duas esculturas cinéticas de grande escala foram projetadas pelo artista durante a pandemia, em 2020. São desdobramentos da série Grade, e remetem às grades usadas para proteção, segurança e isolamento em ruas do Rio de Janeiro, presentes nas fotografias realizadas pelo artista há três décadas. Apesar de cada peça pesar cerca de 1,5 toneladas, a questão central não é o peso ou a brutalidade, mas sim o equilíbrio, a possibilidade de movimento e o cuidado.

Basta um pequeno gesto do espectador para que toda essa massa se movimente, permitindo que as linhas da estrutura de aço se cruzem e criem um embaralhamento visual”, explica o artista.

Além das esculturas, haverá uma instalação de setas em bandeiras hasteadas a seis metros de altura na entrada do terreno que demarcam a ocupação de um território e sinalizam que algo pode estar acontecendo ali. Estes elementos são resultado de uma série de fotografias que Mourão realizou entre o fim dos anos 1980 e o início dos anos 1990, presentes até hoje em sua obra e que retratam tapumes brancos com setas vermelhas usados pelo poder público para indicar desvios no espaço urbano em virtude de obras.

Advertisement
VDM 1653 Gafisa apresenta exposição de Raul Mourão no Leblon
Foto: Divulgação

Ao longo de três décadas de produção, Raul Mourão vem construindo um corpo de trabalho que sempre se interessou pelos espaços entre o público e o privado, a rua e o ateliê e os circuitos da cidade e da arte. No projeto Viva Rebel, isso se reapresenta.

A mostra ocupará o espaço que está temporariamente vazio, e o limite do terreno é delimitado pelas empenas de quase 20 metros de altura dos prédios que antes rodeavam a casa, transformando o lugar em uma espécie de beco sem saída à beira mar”, destaca o artista.

A exposição é apresentada pela Gafisa, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil. Para a companhia, a iniciativa reflete o seu objetivo de oferecer uma gentileza urbana por meio da arte.

Neste terreno tão icônico, queremos agregar uma função social e cultural ao espaço, proporcionando uma experiência enriquecedora, além do convencional, aos visitantes da orla carioca”, destaca o diretor de Novos Negócios da Gafisa e CEO da Gafisa Propriedades, Guilherme Pesenti.

O título-manifesto da exposição, Viva Rebel, é uma exaltação e um alerta. Espaço fundamental para a cena musical carioca, a Audio Rebel completou 15 anos ano passado e, como todos, tem sofrido os efeitos da pandemia. Como parte do movimento para manter a casa funcionando, Raul está produzindo e dirigindo um documentário sobre a história do espaço. Esta exposição é uma homenagem e um espaço para solidariedade.

Raul Mourão é artista multimídia, produtor e diretor de arte. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e expõe seu trabalho desde 1991. Sua obra abrange desenhos, gravuras, pinturas, esculturas, vídeos, fotografias, textos, instalações e performances.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Gafisa apresenta exposição de Raul Mourão no Leblon
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Gafisa apresenta exposição de Raul Mourão no Leblon
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui