Galeão e Santos Dumont serão interligados por barca até o fim do ano

Promessa foi feita pelo secretaria Estadual de Turismo; medida visa resolver impasse com o Governo Federal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea do Aeroporto Santos Dumont

Os aeroportos do Galeão, na Zona Norte do Rio, e o Santos Dumont, na região central da cidade, passarão a ser conectados por barcas até o fim deste ano. O projeto é Secretaria de Turismo do governo estadual e visa interligar os passageiros dos dois principais terminais do município pelo mar. A informação é do colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles.

Segundo o secretário estadual de Turismo, Sávio Neves, informou ao portal, o sistema vai beneficiar os viajantes que têm conexões em aeroportos diferentes e também aliviará o trânsito. Neves fez o anúncio em entrevista à jornalista Mônica Ramos, do programa Gente do Rio, da Band.

Os dois aeroportos ficam na beira da Baía Guanabara. Os passageiros vão pegar o barco e vão comunicar onde estarão hospedados para receber suas bagagens diretamente no hotel”, revelou Neves, sem entrar em detalhes de como funcionará a logística de segurança e tempo de entrega.

O secretário afirmou que a proposta solucionará o impasse criado pelo governo de Jair Bolsonaro com o Galeão e o Santos Dumont. O Governo Federal quer privatizar o Santos Dumont, que funciona majoritariamente com voos domésticos. A medida faria com que o aeroporto passasse a operar voos internacionais, interferindo diretamente na operação do Galeão.

Advertisement

Para o secretário municipal de Turismo do Rio, Antônio Mariano, a ideia tem o propósito de descomplicar a vida de cariocas e turistas.

“Esta nova medida da Secretaria Estadual de Turismo é muito bem vinda. Todas as grandes cidades do mundo costumam ter mais de um aeroporto e todos eles são interligados para um transporte rápido e descomplicado entre passageiros. Além do mais, este transporte rápido também pode servir para o cidadão que deseje fugir do trânsito da Linha Vermelha, por exemplo. A Secretaria Municipal de Turismo está à disposição para avançar neste projeto em conjunto e transformar o Rio de Janeiro em um lugar cada vez melhor para o cidadão e para o turista”.

Ex-secretário de Turismo do Rio, Bruno Kazuhiro vê com bons olhos a iniciativa, mas alerta que só essa medida não resolverá os problemas que o Galeão enfrenta atualmente.

Uma conexão aquaviária entre o Galeão e o Santos Dumont, sem dúvida seria um avanço para a conectividade entre os dois aeroportos. Contudo, é importante ressaltar, que só isso não resolve as questões envolvendo o aeroporto do Galeão. Afinal de contas, se você transfere voos do Galeão para o Santos Dumont, se voos internacionais do Galeão passam a ir para aeroportos de outros estados, infelizmente a barca não vai resolver o esvaziamento, porque poucos vão estar pousando no Galeão. Então fortalecer o Galeão é fundamental, e a barca conectando os dois aeroportos seria um interessante plus”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Galeão e Santos Dumont serão interligados por barca até o fim do ano
Advertisement

25 COMENTÁRIOS

  1. Uma pergunta que não quer calar: por que o projeto é da Secretaria de Turismo? Não seria o caso de a questão estar sendo tratada por uma secretaria como Infraestrutura Urbana ou Transportes?

  2. Este projetlo e de autoria do Dr.Sergio Leal da Costa.Tese de Doutorado defendida na na COPPE/UFRJJ em 2012. O artigo foi publicado pela FGV e pela Revista do Clube de.Aeronautica. O autor foi contactado pelo Min.da Infraestrutura tendo prestado os esclarecimentos basicos para a ligacao Santos Dumont – Galeao

    • Desculpe, mas essa proposta não é do Dr. SERGIO Leal. Estudos nesse sentido existem desde a década de 1970 e na primeira década de 2000 a própria COPPE desenvolveu uma análise capitaneada pela professora Milena Bodmer. Além disso, há propostas com estudos de demanda feita pela Firjan em um estudo maior, de novas linhas na baia e nas lagoas de Jacarepaguá.

  3. E a canalha insiste em dizer que a medida destina-se a resolver o “impasse criado pelo governo Jair Bolsonaro”, mesmo sabendo que o Santos Dumont deveria ter sido privatizado há muito tempo – ufa! ali, nem o projeto arquitetônico vale nada -, que nele não cabem aeronaves de maior porte e, sobretudo, que a privatização não impede essa solução imbecil de interligação!

  4. Parece mais uma solução baratinha. A primeira coisa a se considerar é onde o passageiro embarcaria tanto no Galeão quanto no Santos Dumont. Existe acesso direto entre o local do embarque/desembarque e os aeroportos em questão? Que tipo de embarcação vai realizar a ligação? Nada disso foi mencionado na notícia acima, razão pela qual creio que se trata de notícia eleitoreira.

  5. Só se forem ferryboats, e atracarão aonde? Só fazem sentido se os passageiros se conectarem a pé, entre os respectivos aeroportos e o ferry. Se a opção for ter que ir do Santos Drumond à praça XIV, para embarcar em direção à Ilha do governador, já estará inviabilizada e fracassada a conexão aquaviária. E na ilha? Aonde, no entorno do Galeão Tom Jobim, será instalado o cais estação para atracação, embarque e desembarque nos ferryboats? Tudo leva crer que é mais uma piada política, deste estado comédia!

    • Basta estudar:O cais Pharoux fica ao lado do Stos Dumont. A chegada ao Galeão ficou um pouco mais dificil pela pista do BRT, mas a ideia é o Ferry adentrar no Continente e desembarcar os passageiros no embarque do Galeão. É bem possível!

      • Estudo, e muito, embora não seja um especialista, em história do Rio de Janeiro, e muito menos em navegação. Mas, quando digo que o RJ é um estado comédia a sua intervenção só veio contribuir. Cais Pharoux? Ahahahahah… Antigo Cais da Praça do Carmo, o primeiro cais da cidade do Rio de Janeiro, que foi construído em 1779 pelo vice-rei D. Luis de Vasconcelos. O cais tomou o nome de Pharoux depois de ter sido chamado Cais da Praça do Carmo, quando ali se instalou o Hotel Pharoux. No século XIX ficou apenas o Hotel Pharoux, e a praça, ao seu entorno, que acabou por incorporar o nome do hotel, Hotel Praça XV, e o atracadouro das barcas, que exite até hoje. Quanto, “o Ferry adentrar no Continente e desembarcar os passageiros no embarque do Galeão”, numa espécie de veículo coletivo anfíbio, ahahahahah… O RJ é uma piada mesmo. Ahahahahah… Muito legal a sua contribuição, Luiz Carneiro de Oliveira. Abraços!

        • Concordo inteiramente com os seus comentários. E acrescento mais um dado: a notícia diz que o projeto é da Secretaria de Turismo. O que tem a Secretaria de Turismo a ver com isso? Deveria ser um projeto de uma secretaria ligada à infraestrutura Urbana, como, no caso, a de Transportes.

  6. Será que vão ser viáveis para a empresa que irão operar e para o cidadão? Um exemplo é a linha Charitas x Praça XV com tarifa absurda

  7. Não vai acontecer! Se o governo estadual é incapaz de resolver os problemas do transporte público(trens principalmente), imagina um projeto desses! É notícia pra ajudar na reeleição dele, mas não passa de um engodo!

  8. Iniciativa simples, certeira e louvável. Que funcione com agilidade ! E sua concessão do serviço seja correta, não resulte exclusividade com serviços ruins.

  9. Não vai acontecer! Se o governo estadual é incapaz de resolver os problemas do transporte público(trens principalmente), uimagina um projeto desses! É notícia pra ajudar na reeleição dele, mas não passa de um engodo!

  10. A tese é boa mas há vários pontos a considerar. O Galeão é quase um.elefante branco de tão ocioso. E esse nova ligação proposta tem que ser de fato rápida e o custo disso, dá passagem hein? Será aberta ao público ou exclusiva dos que farão conexão entre os aeroportos??

  11. Caramba, impressionat3. Mais engodo pra descredibilizar o q o governo federal queria fazer…..quando a culpa é dos prefeitos e governadores anteriores pró empresas de ônibus!!! CADE A LINHA 5 DO METRÔ GALEÃO X SANTOS DUMONT PROMETIDA PARA O PAN DE 2007???? ISSO MESMO 2007….CADÊ A LINHA 6 DE DÉCADAS ATRÁS GALEÃO X ALVORADA???
    É por isso q o Rio não tem conectividade e acha q barquinha vai resolver. Turisticamente é interessante, mas pra dar eficiência logística nem chega perto.

  12. Já disse Galeão pode ser uma zona franca tipo ZEE igual a CHINA. Temos uma estação ferroviária na Penha e esta pode ligar até o galeão em menos de dois quilometros. Temos uma malha rodoviaria br101/rio-sp/Rio-Minas em menos de 5km . Temos uma malha aquaviaria para angariar porta container. Um polo petroquimoco em Caxias e uma polo de gas em itaborai…… é somente duplicar a pista onde se fez o stock car e na pista que será desativada pode ser construida fábricas destinada a exportação , além de receber voos internacionais de passageoros e voos cargueiros. Podemos tirar a apple da China e algumas fábricas instaladas nestas ZEE’s chinesas

  13. Quem voa de avião é quem tem condições financeiras, pobre voa uma vez na vida outra na morte, e quando voa.
    Melhorias para Classe Média Alta e Rico, sempre são pensadas e dão um jeito de ser serem executadas.
    Melhorar a vida de quem realmente luta, soa, e sustenta essa Cidade, nada.
    Tchau Rio de Janeiro, até nunca mais.

    • Por um Rio só para pobres! Fecharemos os aeroportos, pois aqui só se chegará de buzão na rodoviária. Quer fazer turismo de rico, vá para São Paulo!
      Redistribuiremos os hotéis da orla aos mutuários da Caixa e a sem-teto. Abaixo o shopping Village Mall e as lojas de rico! Quando o turista chegar, só poderá comprar no mercadão e no camelódromo.
      Afinal o turismo não ajuda quem vive aqui. Não gera emprego, nem renda.

  14. Tão simples, fácil e eficiente em termos de por em prática. Em tese é boa ideia. Mas, certamente é deficitária a linha. Ou põem uma tarifa diferenciada do estilo europeu (suplemento) e com horários espaçados… ou só irá piorar a situação da concessionária. E lembrem-se, em 2023 as Barcas devolvem ao Estado. E o serviço vai ficar uma droga, uma droga que só o Poder Público consegue oferecer. Vem aí a CONERJ!

  15. Qual projeto de transporte no Rio de Janeiro que entregou rapidez, segurança e descomplicou o trânsito? Qual? O Rio é a unica cidade do mundo qie vive fazendo obra na area de transporte para piorar a mobilidade e aumentar o custo de vida do morador. Não consigo pensar em um bom exemplo recente.

  16. De vez em quando o governo do Rio tira um projeto maluco da gaveta pra ocupar o noticiário por uma semana. Enquanto isso, o dinheiro da Cedae vai pelo ralo, sendo distribuído pra prefeito construir pracinha no interior.

  17. Tudo que for para melhorar o acesso ao Galeão deve ser apoiado. O projeto original do metrô previa um ramal Carioca-Estácio, passando pelas praças da Cruz Vermelha e XV (Barcas).

    Esperamos que a ligação aquaviária GIG-SDU dê certo. Mas isso passa obrigatoriamente pela Segurança.

    • O projeto da Linha 2 está inacabado e precisa ser concluido. A ligação Estácio-Carioca é importantíssima! Trata-se do primeiro passo em direção a Niteroi- São Gonçalo!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui