Galeão tem as partidas mais pontuais da América Latina em 2017

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O RIOgaleão foi o aeroporto mais pontual em partidas da América Latina em 2017, entre aqueles terminais que recebem entre 10 e 20 milhões de passageiros por ano (além disso, também conquistou a quarta posição mundial). Segundo estudo divulgado pela OAG, empresa especializada em análise de dados aeronáuticos, 85,8% de todas as partidas no Aeroporto Internacional Tom Jobim ocorreram na hora marcada. Esse percentual é melhor que o registrado em 2016, quando 82,2% das decolagens ocorriam dentro do prazo no principal terminal do Rio de Janeiro. A pontualidade das partidas realizadas, no RIOgaleão, em 2017 ante 2016 representou um crescimento de 3,6%.

Em média, saem do Aeroporto Internacional Tom Jobim cerca de 170 voos por dia. Praticamente uma partida a cada oito minutos da principal conexão do Rio com o mundo. A metodologia utilizada pela consultoria OAG leva em consideração o rastreamento de mais de 54 milhões de voos que decolaram em até 14 minutos e 59 segundos do tempo estimado.

Na categoria grandes aeroportos do mundo, que inclui terminais que recebem entre 10 e 20 milhões de pessoas anualmente, o RIOgaleão é o quarto colocado do ranking internacional, atrás apenas de dois japoneses: Osaka (90,8%) e Sapporo (86,2%) e um estadunidense: Salt Lake City (86%).

Segundo o gerente de operações Alan Veras, para chegar a esses resultados de eficiência, a concessionária estabeleceu um plano de ações com mais de dez etapas para melhorar a pontualidade. “Foi um trabalho que envolveu o compromisso do aeroporto e das companhias aéreas em um planejamento que incluiu a revisão da metodologia de alocação de recursos, relatório de atividades, reuniões periódicas com equipes de controle de tráfego e análise semanal de dados operacional”, afirmou Alan.

Advertisement

Além disso, o aeroporto contou com parceiros de tecnologia fundamentais para alcançar estes resultados. A Ikusi provê o sistema de aprovação dos voos; Rockwell Collins fez o sistema de gestão de operações, o que deu muita eficiência ao RIOgaleão e por fim, a SAAB é a empresa responsável pelo sistema de controle de pátio e multilateração. Ou seja, 24 antenas que monitoram o movimento de aeronaves dentro do aeroporto, tudo em tempo real.

O terminal carioca também está muito bem colocado no ranking que inclui partidas e chegadas, cálculo que sofre influência de atrasos ocorridos ainda no local de origem da aeronave. Nesse tipo de comparação, o RIOgaleão é o quinto melhor aeroporto do mundo, ainda entre os terminais entre 10 e 20 milhões de assentos por ano. Em 2017, dos quase 111.275 voos que passaram pelo maior aeroporto carioca, 84,2% estavam dentro do horário previsto.

Em agosto de 2014, o RIOgaleão iniciou um processo de transformação para fazer do Tom Jobim um dos aeroportos mais modernos, eficientes e conectados da América Latina e recuperar o posto global de porta de entrada do turismo no Brasil.

Desde então, o resultado dos investimentos de R$ 2 bilhões é um novo aeroporto de padrão internacional com capacidade para 37 milhões de passageiros por ano, que apresenta uma nova infraestrutura, serviços diversificados e tecnologia de ponta.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Galeão tem as partidas mais pontuais da América Latina em 2017
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui