Galeria Café reabre, após fechamento por sete meses, devido à pandemia da Covid-19

A casa, que está prestes a completar 24 anos, até hoje faz história por lançar tendências e nomes ligados à música e à moda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Instagram

Fechado há 7 meses em decorrência da pandemia da Covid-19, o Galeria Café reabre seguindo uma lista de normas recomendadas pelo infectologista Rodrigo Lins. O bar, nascido em dezembro de 1997, quando abriu suas portas num espaço diminuto se comparado ao que ocupa hoje, é conhecido por momentos memoráveis e por ser o local de surgimento de artistas consagrados, está prestes a completar 24 anos.

O bar, comandado pelos sócios Alexandra Di Calafiori – presente desde a inauguração – e por seu companheiro, o ator e cantor Claudio Lins, fica localizado na zona sul da cidade, em Ipanema, um bairro cuja história está ligada às revoluções comportamentais e a conquistas como a liberdade de expressão e inovações das mais variadas. Os surfistas no Arpoador, e, nas décadas seguintes, perpetuaram-se através de acontecimentos como as Dunas da Gal (ou do Barato), o Posto 9, Bar Pizzaiolo, entre outros.  O Galeria fincou suas bandeiras (sendo a do arco-íris a principal delas) e até hoje faz história por lançar tendências e nomes ligados à música e à moda.

Para a reabertura, as regras estabelecidas foram estabelecidas como o funcionamento restrito às sextas e aos sábados, a partir das 20h e a capacidade de 42 pessoas sentadas (36 no salão e seis no mezanino). Neste primeiro momento, o bar não irá permitir pessoas de pé. O público ocupa, agora, mesas e cadeiras. O uso de máscaras é obrigatório, e a casa ainda dispõe de faceshields para uso. 

O menu manteve os drinques que fizeram a fama do local, que podem também acompanhar as comidinhas do Bar do Adão, vizinho e agora parceiro da casa. A cada fim de semana, acontecerão pocket shows de atrações variadas, que vão da stand up a apresentações musicais.

Advertisement

Pelo Galeria já passaram grandes personalidades, como estilista francês Jean-Paul Gaultier e a princesa Stéphanie de Mônaco. Foi lá, também, que Marina Lima e Adriana Calcanhotto conversaram pela primeira vez. O encontro foi promovido pelo Jornal do Brasil e resultou num bate-papo antológico para a Domingo, a célebre revista daquele diário.

Quando ninguém falava ainda em Pablo Vittar, “Open bar”, sua versão para “Lean on”, já embalava os freqüentadores do lugar. Quem não exatamente surgiu, encontrou ali a mola que o jogaria para (muito) além do Rio. E os DJs LC Ambient e Gustavo MM são provas disso. O artista visual Anderson Thives expôs na casa suas primeiras telas. A cantora trans Valéria Barcellos (ex-Houston) foi alçada do mezanino ao estrelato, e a lista de nomes não para por aqui.

A reboque da casa, outros estabelecimentos voltados ao público LGBTQI surgiram naquele quarteirão. Aquele trecho da rua mudou de cara muitas vezes, e o Galeria manteve-se incólume. Do seu surgimento aos dias de hoje, o país passou por diferentes planos econômicos que levaram seus sócios a rebolar, sem nunca esmorecer. Nesses tempos pandêmicos, a duras penas, os funcionários foram preservados, mas o prolongamento das medidas de segurança levou os sócios a pedir ajuda. Em maio, foi lançada uma vaquinha virtual no portal abacashi, e a adesão do público tem sido comovente.

Isso mostra que o Galeria não é só um lugar para dançar, flertar ou encontrar os amigos. É um espaço onde o acolhimento faz-se presente. Um lugar que marcou épocas e que, pela soma desses fatores, deixa uma marca indelével na vida cultural da cidade – não uma cidade qualquer.

O Galeria Café está localizado na Rua Teixeira de Mello, 31, Ipanema. Mais informações podem ser obtidas no Instagram do bar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Galeria Café reabre, após fechamento por sete meses, devido à pandemia da Covid-19
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Galeria Café reabre, após fechamento por sete meses, devido à pandemia da Covid-19
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui