Galeria Modernista estreia exposição sobre o feminino ‘Borda’ em Santa Teresa

A mostra, que acontece entre os dias 8 a 13 de fevereiro, segue a premissa que bordar é um ato de amor

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Teve início nesta última sexta-feira (08\01) a exposição sobre o feminino ’Borda’’, que acontece na Galeria Modernista, em Santa Teresa e ficará disponível ao público até o dia 13 de fevereiro.  Realizada pela a artista contemporânea Vanessa X e com curadoria de Ana Lobo, a mostra traz diversas obras em bordados de diferentes texturas.  

A artista e professora do IFRJ iniciou sua pesquisa sobre o feminino desde 2012 e atualmente retrata seus estudos através de linhas em bordados de tecido, papel, semente e folhas. As obras, em sua maioria, são resultados de exercícios sobre o corpo e a vivência do tempo que possibilita curar memórias. A exposição contará também com a publicação do livro escrito por Vanessa X contendo imagens de suas obras e textos de sua pesquisa. 

“Bordar não é sobre adornar ou enfeitar, é sobre criar estruturas, acolher. Observo bem de perto as cascas, as folhas, há uma trama inserida nessas formas. É essa trama que busco. É sobre criar estruturas. É sobre ser luz. Plantar e colher. Sobre reconhecer a fruta fresca que cai do pé como resistência a um mundo perverso e industrializado, “duro”, cheio de regras e linhas retas. Sou adepta às formas orgânicas, às curvas e aos movimentos arredondados, às esquinas que nos abrem múltiplos caminhos de escolhas e de possibilidades. Nos libertam”, diz a artista.

Vanessa Ximenes é artista visual mestra em Linguagens Visuais pela UFRJ e bacharel em Artes Visuais/Escultura pela mesma instituição. Recentemente, participou da residência coletiva Terra Una, ecovila em Minas Gerais. Entre suas exposições, ganham destaque a ‘’Conjunção’’ realizada no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica e sua participação na feira de Arte em Veneza, VENICE INTERNATIONAL ART FAIR.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Galeria Modernista estreia exposição sobre o feminino 'Borda' em Santa Teresa
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Galeria Modernista estreia exposição sobre o feminino 'Borda' em Santa Teresa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui