Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio

Durante todo a semana, uma equipe de garis alpinistas da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) trabalha na limpeza de uma encosta no Morro da Providência, localizando no centro do Rio. Entre os profissionais da equipe, 7 atuam na função de gari alpinista. Técnicas de rapel e equipamentos de alpinismo, roçadeiras, foices e enxadas são usadas pela comlurb neste trabalho.

A situação geográfica da região dificulta o acesso para limpeza. Além disso, a região acaba sendo uma espécie de depósito de lixo, pois de acordo com a Comlurb, a falta de consciência das pessoas, que descartam sacos de lixo, embalagens descartáveis e peças mais variadas, como móveis e eletrodoméstico ocasiona o aumento de lixo nas encostas. Por este motivo, os garis alpinistas são indispensáveis neste tipo de trabalho.

Os profissionais que atuam na comlurb na atividade de gari alpinista são certificados pela instituição internacional N1IRATA. Esta certificação lhes concede as técnicas e treinamentos necessários para desenvolvimento do trabalho em altura/acesso por corda, além de do aprendizado para lidar com possíveis falhas e como atuar rapidamente para evitar acidentes.

 

 

 

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui