Garis do Rio entram em greve nesta segunda-feira, 28 de março

Sindicato alega que a greve é por melhores condições de trabalho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Mídia Ninja - Greve dos garis em 2014

Trabalhadores da Comlurb iniciam uma greve nesta segunda-feira, (28/03), o comunicado e decisão da greve imediata veio do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio, que representa os trabalhadores da empresa. O anúncio foi feito por volta das 13h desta segunda, após mais uma rodada de reuniões entre as lideranças do movimento e os representantes da Comlurb.

A paralisação vale para os garis que atuam no Rio de Janeiro e, segundo o sindicato, a legislação será respeitada. Apenas um contingente mínimo continuará trabalhando, visto que a coleta de lixo é um serviço essencial para a cidade.

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão:

reajuste de 25% nos salários;

Advertisement

reajuste de 25% no tíquete alimentação;

conclusão do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS);

implantação do Adicional de Insalubridade para os Agentes de Preparo de Alimentos (APAs).

Durante a audiência virtual desta segunda-feira, realizada pela Câmara de Dissídios Coletivos da Justiça do Trabalho, os representantes da Comlurb ofereceram aumentar de 4% para 5% a proposta de reajuste salarial, segundo o sindicato. A proposta não foi aceita pela categoria.

De acordo com Manoel Meireles, presidente do sindicato, a greve foi a alternativa escolhida para lidar com a falta de respeito com os trabalhadores, e que o aumento de 5% não é aceitável, já que a classe trabalhadora sofre há três anos uma inflação de 19,32%. “Nós estamos em greve procurando uma melhora para todos nós, e não podemos deixar furar a greve. Se furar acaba tudo. Então nós vamos partir para a greve e amanhã, às 14h, nós vamos fazer uma nova avaliação em frente à prefeitura. Até lá, o trabalhador que fique em casa, que não saia para não ter conflitos com os colegas”, completou Manoel Meireles.

Estiveram presentes no encontro virtual os representantes da Comlurb, da Prefeitura do Rio, do sindicato, do Ministério Público e da Justiça do Trabalho.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Garis do Rio entram em greve nesta segunda-feira, 28 de março
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui