Garis são treinados para colaborar com projeto de compostagem em Paquetá

Lançado em janeiro deste ano, o Aduba Rio mantém sete papeleiras de compostagem instaladas no Parque e o composto está sendo usado na floresta de Mata Atlântica do local, que tem 7 hectares

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Os garis foram orientados sobre compostagem orgânica - Prefeitura do Rio

A Comlurb promoveu nesta sexta-feira (24/09) uma capacitação com os garis que atuam no Parque Darke de Mattos, na Ilha de Paquetá, para fortalecer o Aduba Rio. O projeto, idealizado pelo Centro de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o coletivo “Plantar Paquetá”, reúne moradores voluntários que atuam com educação ambiental na ilha.

A principal ação do grupo é o plantio e cuidado com as árvores de Paquetá. Como o coletivo precisa de grande quantidade de adubo para isso, surgiu a ideia de produzir o composto orgânico a partir da compostagem dos resíduos de varrição (folhas) e dos materiais orgânicos depositados nas papeleiras específicas para esta finalidade no Parque Darke de Mattos. Lançado em janeiro deste ano, o Aduba Rio mantém sete papeleiras de compostagem instaladas no Parque e o composto está sendo usado na floresta de Mata Atlântica do local, que tem 7 hectares. O projeto também é uma forma de reduzir o envio de resíduos da ilha para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica, incentivando uma cadeia sustentável, aumentando a vida útil do Aterro sanitário e ainda colaborando para redução de gás de efeito estufa.

O treinamento dos garis, conduzido pelos biólogos do Centro de Pesquisa Aplicada da Comlurb, foi para que entendam a própria importância no projeto, uma vez que são os profissionais que fazem a varrição e a coleta dos resíduos usados na compostagem. Com isso, também reforcem dentro deles o sentido ambiental de suas atividades. Os profissionais foram sensibilizados para a importância do projeto, entendendo que folhas e restos de comida não são lixo, e, sim, um recurso que gera adubo para plantas. A Comlurb também fez a instalação no parque de papeleiras próprias para a coleta de resíduos orgânicos adquiridas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Localizado em Vargem Pequena, Zona Oeste da cidade, o Centro de Pesquisa da Comlurb realiza diversos estudos e serviços técnicos que auxiliam os setores estratégicos e operacionais da empresa, entre eles a caracterização gravimétrica dos resíduos sólidos da cidade do Rio de Janeiro. No local também funciona o LabEA – Laboratório Vivo de Educação Ambiental e Gerenciamento de Resíduos, espaço de experimentações metodológicas e de desenvolvimento de soluções para os resíduos sólidos, em especial os orgânicos.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Garis são treinados para colaborar com projeto de compostagem em Paquetá
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui