Garis serão homenageados com iluminação especial no Cristo Redentor

Entre diversas ações em homenagem aos garis, o Cristo Redentor ficará na cor laranja às 19h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O Cristo Redentor iluminado de laranja em 2020 - Reprodução Redes Sociais

Nesse domingo (16/05) será celebrado o Dia do Gari e, em função das restrições impostas pela pandemia pelo segundo ano consecutivo, o tradicional evento em praça pública promovido pela Comlurb para homenagear esses profissionais dará lugar a uma série de ações virtuais, nas redes sociais.

O ponto alto da comemoração será a iluminação do Cristo, que ficará na cor laranja às 19h, numa parceria da companhia com o Santuário Cristo Redentor. No local ainda haverá uma breve cerimônia, com a presença de Renato Sorriso e outros seis garis que se destacaram nas atividades ao longo do ano e uma bênção do reitor do santuário, Padre Omar.

Em função da pandemia, a ação seguirá as normas internacionais contra a Covid-19 e as regras da Vigilância Sanitária e será transmitida ao vivo pelos canais do YouTube do Cristo Redentor e do Padre Omar.

O Santuário Cristo Redentor faz mais uma homenagem a esses profissionais essenciais tão queridos, os garis, que dia a dia dão o seu suor pela limpeza da cidade. É preciso que tenhamos consciência sobre o descarte correto do lixo para proteger a saúde daqueles que continuam nas ruas trabalhando por nós, os garis“, destaca Padre Omar.

Advertisement

Prestes a completar cinco meses à frente da Comlurb, Flávio Lopes agradeceu ao Padre Omar pela parceria: “Ter o Cristo iluminado de laranja significa celebrar uma categoria profissional extremamente comprometida. Agradeço a generosidade do Padre Omar. Existe uma empatia muito grande entre os moradores cariocas e os garis, que na Cidade do Rio são valorizados e tratados como guerreiros e verdadeiros heróis”.

Dia da Geral

Neste ano, o Santuário Cristo Redentor está organizando, também em parceria com a Comlurb, o Dia da Geral, que será uma grande ação ambiental dentro das atividades pelos 90 anos do Cristo Redentor, realizada no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

O objetivo será de conscientizar a população e demonstrar a possibilidade do Desenvolvimento Sustentável, unindo a sociedade, o meio ambiente e a economia; reforçar a importância da Economia Circular e do uso de material reciclável já produzido, como matéria-prima; sensibilizar os participantes do evento para os níveis atuais de poluição; trabalhar em prol dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, criados pela ONU, demonstrando a importância de nossas ações para o cumprimento da Agenda 2030; e construir um evento que deixará um legado de educação ambiental para a história da cidade do Rio de Janeiro.

As inscrições para voluntários do Dia da Geral estão abertas pelo site até o dia 21 de maio. Os voluntários serão ecolíderes, que estarão a frente do dia de mutirão de limpeza por toda a cidade do Rio de Janeiro.

Os garis são fundamentais para a sociedade, pois a limpeza urbana é importante para a saúde pública da cidade. Devemos sempre valorizar o trabalho diário dos garis, pois a coleta de resíduos urbanos é parte do saneamento básico, imprescindível para o bem estar de todos. O Dia da Geral será um evento que vai marcar a história do Rio de Janeiro, pois todos terão a oportunidade de entender e acompanhar de perto o trabalho desses profissionais“, explica a engenheira ambiental do Santuário Cristo Redentor, Thaiane Maciel.

Com a impossibilidade de evento presencial, as redes sociais da Comlurb ditarão o ritmo das homenagens aos garis este ano. Estão indo ao ar postagens com vídeos e perfis reverenciando o exército laranja, seja no Instagram, no Facebook ou no Twitter.

E para o domingo estão previstas três grandes ações: uma ilustração do artista gráfico e funcionário da Companhia João Burle, mostrando a rotina de trabalho dos garis, um vídeo animado em parceria com a Companhia de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), e outro parabenizando os garis, com a participação do presidente Flávio Lopes e do prefeito Eduardo Paes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Garis serão homenageados com iluminação especial no Cristo Redentor
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui