O Cristo Redentor iluminado de laranja em 2020 - Reprodução Redes Sociais

Nesse domingo (16/05) será celebrado o Dia do Gari e, em função das restrições impostas pela pandemia pelo segundo ano consecutivo, o tradicional evento em praça pública promovido pela Comlurb para homenagear esses profissionais dará lugar a uma série de ações virtuais, nas redes sociais.

O ponto alto da comemoração será a iluminação do Cristo, que ficará na cor laranja às 19h, numa parceria da companhia com o Santuário Cristo Redentor. No local ainda haverá uma breve cerimônia, com a presença de Renato Sorriso e outros seis garis que se destacaram nas atividades ao longo do ano e uma bênção do reitor do santuário, Padre Omar.

Em função da pandemia, a ação seguirá as normas internacionais contra a Covid-19 e as regras da Vigilância Sanitária e será transmitida ao vivo pelos canais do YouTube do Cristo Redentor e do Padre Omar.

O Santuário Cristo Redentor faz mais uma homenagem a esses profissionais essenciais tão queridos, os garis, que dia a dia dão o seu suor pela limpeza da cidade. É preciso que tenhamos consciência sobre o descarte correto do lixo para proteger a saúde daqueles que continuam nas ruas trabalhando por nós, os garis“, destaca Padre Omar.

Prestes a completar cinco meses à frente da Comlurb, Flávio Lopes agradeceu ao Padre Omar pela parceria: “Ter o Cristo iluminado de laranja significa celebrar uma categoria profissional extremamente comprometida. Agradeço a generosidade do Padre Omar. Existe uma empatia muito grande entre os moradores cariocas e os garis, que na Cidade do Rio são valorizados e tratados como guerreiros e verdadeiros heróis”.

Dia da Geral

Neste ano, o Santuário Cristo Redentor está organizando, também em parceria com a Comlurb, o Dia da Geral, que será uma grande ação ambiental dentro das atividades pelos 90 anos do Cristo Redentor, realizada no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

O objetivo será de conscientizar a população e demonstrar a possibilidade do Desenvolvimento Sustentável, unindo a sociedade, o meio ambiente e a economia; reforçar a importância da Economia Circular e do uso de material reciclável já produzido, como matéria-prima; sensibilizar os participantes do evento para os níveis atuais de poluição; trabalhar em prol dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, criados pela ONU, demonstrando a importância de nossas ações para o cumprimento da Agenda 2030; e construir um evento que deixará um legado de educação ambiental para a história da cidade do Rio de Janeiro.

As inscrições para voluntários do Dia da Geral estão abertas pelo site até o dia 21 de maio. Os voluntários serão ecolíderes, que estarão a frente do dia de mutirão de limpeza por toda a cidade do Rio de Janeiro.

Os garis são fundamentais para a sociedade, pois a limpeza urbana é importante para a saúde pública da cidade. Devemos sempre valorizar o trabalho diário dos garis, pois a coleta de resíduos urbanos é parte do saneamento básico, imprescindível para o bem estar de todos. O Dia da Geral será um evento que vai marcar a história do Rio de Janeiro, pois todos terão a oportunidade de entender e acompanhar de perto o trabalho desses profissionais“, explica a engenheira ambiental do Santuário Cristo Redentor, Thaiane Maciel.

Com a impossibilidade de evento presencial, as redes sociais da Comlurb ditarão o ritmo das homenagens aos garis este ano. Estão indo ao ar postagens com vídeos e perfis reverenciando o exército laranja, seja no Instagram, no Facebook ou no Twitter.

E para o domingo estão previstas três grandes ações: uma ilustração do artista gráfico e funcionário da Companhia João Burle, mostrando a rotina de trabalho dos garis, um vídeo animado em parceria com a Companhia de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), e outro parabenizando os garis, com a participação do presidente Flávio Lopes e do prefeito Eduardo Paes.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui