‘Garota de Ipanema’ se torna a música brasileira mais gravada de todos os tempos

Levantamento realizado pelo Ecad em dezembro aponta 423 gravações da icônica canção composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, assumindo a liderança do ranking nacional que até então era de ''Aquarela do Brasil''

Vinicius de Moraes, um dos autores de ''Garota de Ipanema'', e Helô Pinheiro, musa inspiradora da canção - Foto: Divulgação

A canção brasileira mais gravada de todos os tempos é do Rio de Janeiro! A icônica ”Garota de Ipanema”, composta em 1963 pelos cariocas Tom Jobim e Vinicius de Moraes, assumiu a liderança do ranking nacional, que até então pertencia à ”Aquarela do Brasil”, de autoria de Ary Barroso.

De acordo com um levantamento realizado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) em dezembro de 2021, foram 423 gravações da música que faz menção ao famoso bairro da Zona Sul do Rio e que teve a ex-modelo Helô Pinheiro como musa inspiradora, enquanto que ”Aquarela” teve 416. Vale ressaltar que, até outubro, quando havia sido feito o então último balanço, a ordem estava invertida.

As alternâncias nesse ranking ocorrem a partir do cadastro de novas gravações de músicas nas associações que administram o Ecad (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC). Compositores, artistas e demais titulares se filiam a uma delas e atualizam os seus cadastros com as novas composições e gravações. São esses dados que formam o banco de dados do Ecad, um dos maiores da América Latina.

Outro ponto a ser destacado é que, além de ”Garota de Ipanema”, a parceria entre Tom e Vinicius rendeu mais duas posições entre as 10 mais gravadas, com ”Eu Sei que Vou Te Amar”, em 6º lugar, e ”Chega de Saudade”, em 8º.

Confira o top-10 atualizado

1 – ”Garota de Ipanema” (Tom Jobim | Vinicius de Moraes) – 423 gravações
2 – ”Aquarela do Brasil” (Ary Barroso) – 416
3 – ”Carinhoso” (Braguinha | Pixinguinha) – 414
4 – ”Asa Branca” (Humberto Teixeira | Luiz Gonzaga) – 361
5 – ”Manhã de Carnaval” (Antônio Maria | Luiz Bonfá) – 293
6 – ”Eu Sei que Vou Te Amar” (Tom Jobim | Vinicius de Moraes) – 268
7 – ”Corcovado” (Tom Jobim) – 256
8 – ”Chega de Saudade” (Tom Jobim | Vinicius de Moraes) – 254
9 – ”Wave” (Tom Jobim) – 253
10 – ”Desafinado” (Newton Mendonça | Tom Jobim) – 241

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Pôr isso, essas malditas e perversas inveja desse estado quê é a essência cultural dê todo o país, e não adianta ficar com rainhas, pois é a mais pura verdade, são nos menores frascos quê, têm os melhores perfumes, não se mede grandezas territoriais e riquezas,com conhecimentos, sabedorias, e sagacidades tudo isso o carioca têm pôr isso a inveja viva Vinícius e Jobim, garota dê Ipanema, também campeã no exterior.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui