Garotinho: O Brasil é muito maior do que direita, centro e esquerda

'Os líderes dessas posições constroem verdades absolutas e transformam adversários em inimigos, impossibilitando a convivência dos diferentes, a pluralidade de pensamentos, a liberdade genuína'

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Anthony Garotinho, ex-governador do RJ - Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados

A simplificação das posições políticas em direita, centro e esquerda é de total primarismo e não ajuda a vencer a polarização que tem gerado tanto ódio e incompreensão nos dias atuais. Os líderes dessas posições constroem verdades absolutas e transformam adversários em inimigos, impossibilitando a convivência dos diferentes, a pluralidade de pensamentos, a liberdade genuína.

A direita confunde economia com costumes, como se todo cidadão que é conservador nos princípios tivesse que adotar posições econômicas conservadoras.  Conheço muitas pessoas que são progressistas na questão das relações econômicas, querem melhor distribuição de renda, tributação sobre os mais ricos, fim da ditadura dos bancos, garantia dos diretos dos trabalhadores, mas são a favor da vida, contra a ideologia de gênero e outras questões que nunca foram temas consensuais nas esquerdas.

Defender o regime de Maduro chega a ser cômico para uma esquerda contemporânea.

A direita brasileira precisa separar princípios de ideologia. Ninguém é direitista só por ser a favor de princípios cristãos. Aliás a religião não deve ser confundida com posicionamento ideológico.

Advertisement

São campos distintos  e necessários da existência humana e não são complementares.

Assim sendo, um cidadão pode perfeitamente ser a favor de princípios econômicos não liberais e cristão e também pode ser um ateu de direita, aliás conheço muitos.

O que todos devemos buscar é uma sociedade que preze a liberdade econômica, a justiça social, a independência real dos poderes e a soberania popular, com garantia de oportunidade para todos.

Um Estado do bem-estar social.

O moralismo hipócrita, assim como o esquerdismo fanático, não levam a lugar nenhum e confundem ainda mais nossa população tão carente de mudanças estruturais, que não ocorrerão nem por milagre  nem por sangue.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Garotinho: O Brasil é muito maior do que direita, centro e esquerda
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. O Sr.e a sua família governaram esse estado por anos e também são responsáveis por esse CAOS em que vivemos, mas o CAOS interessa aos planos políticos, OS PIORES, como o seu!

    As pessoas que leem essa página são um pouco mais esclarecidas, do que os pobres miseráveis que o senhor engana, então escreva um pouco melhor com melhores argumentos para falar de Direita e esquerda, esse seu papinho é de estudante de ensino básico.

    Qual era mesmo o seu estilo de governo?

    E esse seu apoio ao GENOCIDA? Cristo aprova? COMÉDIA PASTELÃO esse seu texto.

  2. No discurso parece muito bonito, mas esqueceu de citar seu atual novo amado: Jair Nocida, que demoniza adversários, ataca a democracia, apela pra apoio militar, ameaça golpe, incita atos de violência e etc etc etc
    A lista de radicalismos (e crimes) é longa e nem foi comentada aqui.

    Por que?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui