Garotinho tem candidatura indeferida pelo TRE

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indeferiu, na sessão plenária nesta quinta-feira (6), o registro de candidatura de Anthony Garotinho (PRP) para o cargo de governador. A Corte entendeu que, por ter sido condenado em decisão colegiada, ele está inelegível, de acordo com a Lei Complementar 135/2010, a Lei da Ficha Limpa. Em maio deste ano, a 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) condenou Garotinho por ato doloso de improbidade administrativa com dano ao erário e enriquecimento ilícito de terceiros, tendo em vista o desvio de recursos públicos do projeto “Saúde em Movimento” no montante de R$ 234.354.400,00.



De acordo com o voto da relatora, desembargadora eleitoral Cristiane de Medeiros Brito Chaves Frota, o indeferimento da candidatura de Anthony Garotinho se estende ao da candidata a vice-governadora na chapa, Maria Landerleide de Assis Duarte, podendo a coligação “Para o Povo Voltar a ser Feliz” substituir o candidato no prazo de 10 dias. Ainda segundo o acórdão, “após o esgotamento da instância ordinária, fica vedada a prática de atos de campanha, até que se proceda à substituição”. Ou seja, Garotinho pode continuar a fazer campanha eleitoral até decisão do Tribunal Superior Eleitoral, conforme dispõe o artigo 16-A da Lei das Eleições.

retangulo Garotinho tem candidatura indeferida pelo TRE
Tudo sobre as eleições 2018 no Rio de Janeiro

Advertisement

Outros 4 candidatos foram impugnados

Atendendo à outras impugnações protocoladas pela Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro, o TRE/RJ indeferiu o registro de  outros quatro candidatos às eleições deste ano. As candidaturas foram impugnadas pela PRE e vetadas pelo Tribunal com base em condenações anteriores impostas aos candidatos, como prevê a legislação eleitoral. Entre os casos, está o de um candidato vetado pela Lei da Ficha Limpa.
As ações de impugnação foram propostas pela PRE após análise dos documentos fornecidos pelos candidatos e os dados levantados junto aos sites dos Tribunais de Contas, Tribunais de Justiça e Tribunais Superiores para identificar possíveis irregularidades.
Napoleão O Imperador (PHS) – Deputado Estadual
Foi condenado, em 2011, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Janeiro, a cinco anos e nove meses de reclusão, mais três anos de detenção e pagamento de multa, pelos crimes de furto, estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documento.

Wilson Três Fontes (PROS) – Deputado Estadual

Foi condenado, em 2013, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro por abuso de poder econômico ao oferecer transporte gratuito a diversos eleitores. Ele teve seu diploma cassado e sua inelegibilidade declarada por oito anos a partir das eleições de 2012.

Moisés D’Luta (PPL) – Deputado Federal

Teve sua inelegibilidade declarada por oito anos, em 2018, pela Justiça Eleitoral por abuso de poder por ter participação direta na candidatura fictícia, nas eleições de 2016, visando a burlar o percentual mínimo de candidatas mulheres em sua chapa.

R
obson Paes (PR) – Deputado Federal
Teve sua inelegibilidade declarada por oito anos, em 2011, pela Justiça Eleitoral por doações eleitorais acima do teto, e foi condenado a multa de cinco vezes o valor da quantia doada em excesso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Garotinho tem candidatura indeferida pelo TRE
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui