Cupuaçu, tapioca, açaí e taperebá – estes são alguns dos ingredientes típicos da região Norte do país, que ganharam sua própria versão em gelato pela Gelateria Damazônia, que chegou este mês ao Rio de Janeiro. Natural de Belém, no Pará, a sorveteria combina os sabores locais e mais tradicionais da sua região e propõe um verdadeiro turismo gastronômico no cartão postal da cidade maravilhosa, o Cristo Redentor.
Situado no bairro de Cosme Velho, o espaço está localizado na área gastronômica do Cristo Redentor, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno. Entre os sabores inusitados, destacam-se o “cumaru”, especiaria conhecida como baunilha amazônica que é adicionada ao doce de leite, o “cupuaçu”, um parente do cacau presente em toda a floresta, e o “taperebá”, fruto amarelo com propriedades medicinais.
“Queremos trazer a essência da Amazônia em cada sabor, usando ingredientes locais e oferecendo ao público uma experiência que remete à riqueza cultural e natural da nossa região”, explica Carlos Ferreira, fundador da marca e responsável por assinar o cardápio.
Além disso, a sorveteria conta ainda com combinações criativas que misturam o paladar amazônico com sabores presentes na gastronomia carioca, como tapioca, castanha do Pará, morango, chocolate com brownie. O açaí, muito presente na região, também ganha sua própria versão em forma de gelato.
Mas a chegada ao Rio não ficará apenas no cartão postal. Ainda no primeiro semestre de 2025 a marca, presente no mercado há 15 anos, pretende abrir outra unidade na zona sul carioca. Hoje, a rede conta com nove unidades espalhadas pelo país, sendo oito em Belém e uma em São Paulo.
Serviço:
Endereço: Rua Cosme Velho 513 – Cosme Velho
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 08 às 19h