Geometria e sedução: o Art-Decô no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Desde a mocidade, em tempos de escola, somos apresentados às formas geométricas. A simplicidade dos triângulos, círculos, quadrados, retângulos e losangos chega até nós pela via rigorosa da Matemática. A bem dizer, é aí que mora o perigo. Não por culpa da disciplina, que desempenha com eficiência seu papel de educadora e de introdutora ao universo complexo e abstrato de números e figuras. Suponho que a raiz do problema esteja no fato de fecharmos os olhos para o que existe de estético na Matemática. A “culpa” de não nos atrairmos pelo geométrico vem de um vício da cultura, a saber: a necessidade inexplicável de separar beleza e lógica. Em geral, o que é de teor matemático dificilmente nos encanta como encantam as flores, os bichos, as músicas e os poemas. Vimos a geometria apenas como útil – e quando vimos!

O século 20 provou o contrário: a geometria pode e deve ser estética, quer dizer, pode e deve produzir prazer sensorial a partir da combinação de suas formas puras. O movimento de vanguarda chamado Cubismo deu o primeiro passo para instaurar a presença obrigatória da geometria enquanto elemento compositivo e estético. Antes disso, no Renascimento, pelas mãos de Masaccio, Pierro de la Francesca e Andrea Mantegna, a geometria era intrometida como regra canônica em todas as pinturas e desenhos a partir do ponto de fuga. Mas o Cubismo decidiu não só incorporar as formas geométricas ao espaço, bem como torná-las a pintura em si mesma, de modo que é impossível pensar em Picasso ou Braque sem pensar em geometria.

O Cubismo desponta em 1907 escandalizando o olhar tradicional do público: “como é possível um corpo inteiro ser geometrizado, ser picotado ou fragmentado em múltiplas faces”? As “Mademoiselles d´Avignon” de Picasso, “feias” do ponto de vista do senso comum, não estão interessadas em seduzir, mas em provocar; assim, a beleza humana de um nu feminino dá lugar à hegemonia radical do cone, do círculo, do quadro e do triângulo. No Cubismo, a “bela arte” significa reducionismo do humano à fabricação matematicamente estética, desde que produza incômodo e desconforto visual; foi o que ensinou Cézanne a Picasso. Por isso, deixou legado.

Três anos depois, em 1910, surge na França, o Art Decô, estilo que tem proveniência na arquitetura de interiores e, conectado ao contexto socioeconômico da época, se disseminou em outras expressões artísticas como a pintura, a escultura, as artes cênicas e a moda. Até ali, Art Decô era apenas outro modismo da França. Mas, em 1925, o estilo saiu do nicho francês e ficou conhecido em outros países, graças à Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas. Sem esforço algum, nota-se que o termo Art Decô é abreviação de artes decorativas. Desde o fim do século 19, com o avanço industrial, a demanda do mercado passa a exigir um novo modelo de construção e, consequentemente, conduz a formação de um novo gosto estético da sociedade burguesa. O Art Decô é produto de um capricho da época; é do gosto moderno a tendência a decorar ambientes, numa tentativa de introduzir o requinte formal das belas artes no interior dos lares burgueses, como se cada casa configurasse uma obra de arte.

Advertisement

Em termos estilísticos, o Art Decô representa a exaltação do geométrico à categoria de objeto estético. Na sua primeira fase (1910-1914), no pré-guerra, o Art Decô explorou cores e brilhos do Expressionismo e a forma geométrica do Cubismo e do Futurismo. No entanto, esse geometrismo não visava proporcionar incômodo visual, mas o contrário: atrair para o que, em geral, não se espera de uma figura geométrica, isto, beleza e sedução. Tornar o rigor matemático um atrativo físico. Seguindo essa deixa, odesigner surgia, então, como um organizador e um consultor de belezas geométricas consumíveis e utilizáveis no lar. Logo, o decorar ambientes, que antes era exclusividade de aristocratas, tornou-se critério de gosto burguês: mesas, cadeiras, corrimões, escadas, luminárias, tapetes, consoles, etc.; tudo era alinhado nessa estética primeiramente exagerada e depois, com o fim da guerra, em 1925, alinhada com essa sobriedade puramente geométrica do Cubismo e do Futurismo. Firmou-se como um estilo decorativo que recusava os princípios naturalistas do Art-Nouveau. Daí, em lugar das assimetrias e espontaneidades da forma, o Art-Decô adotou o antinaturalismo, em que a simetria, o rigor matemático, a monocromia e a repetição monótona das formas e dos ritmos são marcas indeléveis.

No Rio de Janeiro, o Art Decô chegou celebrando a modernidade de uma cidade que era a capital do Brasil. Como tudo o que se passou na arte brasileira, pós semana de 22, o que era importado da Europa, passava por um processo de canibalização: comíamos a arte e cuspíamos a sua sobra; e, desses ossos, nascia um fenômeno recriado. Logramos conceber um Art Decô brasileiro, afirmando a valor estético das formas geométricas em uma cidade como o Rio de Janeiro, quer dizer, em uma cidade plena de formas espontâneas e irregulares e, por isso, nada matemáticas. O Rio é uma cidade antimatemática; desobedece às regras e às aritméticas. Parece apenas gozar de si mesma em sua natureza opulenta e caótica. Mas a arte se intromete aí e estabelece um sentido estético fabricado, de onde se vislumbra uma ordem imaginável e, a partir dela, a sedução pelo rigor geométrico se dá. É impossível não se deixar levar pela beleza exótica de um mobiliário com referências africanas, incrustado por marfim ou madrepérola.

 O Art Decô está presente no Rio de Janeiro em determinados bairros da cidade, em função do próprio crescimento urbanístico e econômico que se deu aqui no período entre os anos 30 e 50, movido pela industrialização dos governos de Getúlio e Juscelino. Art Decô era uma arte cara, caríssima, reservada a um padrão de consumidores que tinham a prepotência de se sentirem aristocratas bastardos. Glória, Flamengo e Copacabana são os principais bairros que receberam esse estilo arquitetônico arejado e refinado, como forma de refrescar as construções ainda carregadas pela modéstia do neocolonialismo e pela arquitetura eclética. Como o Art-Decô se expressa em peças utilitárias feitas sob medida para o lar, apenas as famílias cariocas ricas e da classe média puderam disfrutar dessa estética particularmente elitista.

No elegante bairro do Flamengo nos deparamos com o belíssimo edifício Biarritz (1945), projetado e construído entre 1940 e 1945 pelo francês Henri Sajous. O estilo Art Decô se destaca pela repetição do mesmo padrão geométrico; no caso desse edifício, a repetição se vê logo na sacada semiesférica decorada por curvas de ferro que formam uma malha vazada e nas fatias geométricas da borda. Há monotonia visual porque tudo se repete meticulosamente; porém, os olhos são seduzidos pelo conjunto total das formas. Na rua Ronald de Carvalho, em Copacabana, abundam construções Art-Decô, como o edifício Ophir (1934), o edifício Ribeiro Moreira (1928) e o edifício Guahy (1932), cujas fachadas, sempre recortadas por fatias geométricas, nos dá o exemplo de que, apenas simulando dinâmica visual repetitiva, é possível criar uma impressão agradável e atraente. No interior dos edifícios, por exemplo, a geometria regular desenha belas escadas e portarias. Por isso que, forjados na simplicidade, sem o arrebatamento do Art-Nouveau, esses edifícios nos encantam. Seja pelo tamanho, seja pela sobriedade das linhas.

No Centro do Rio, temos dois belos exemplos de arquitetura e decoração Art-Decô que são o Teatro Carlos Gomes (1931) e o edifício da Central do Brasil (1934). Na fachada do Teatro Carlos Gomes a sobriedade e simplicidade dominam, de modo que notamos traços típicos do estilo Art-Decô como a coroa que se eleva remetendo aos arranha-céus nova-iorquinos. Já no interior do teatro nos surpreendemos com o brilho dourado do hall de entrada.  Verticalizado e erguido em formato de torre, o edifício da Central é referência direta ao Empire State (1931) em Nova York; sem, evidentemente, abusar da mesma ambição capitalista de querer alcançar o céu do poder econômico. O edifício da Central, no entanto, não perde em grandeza e beleza. Mesmo porque se destaca até hoje entre as construções vizinhas, tanto pela altura, quanto pela simplicidade repetitiva de sua fachada toda recortada por faixas que compõem uma trama quadricular e dividida em partes que vão sendo condensadas e até alcançarem o topo. Vale à pena uma visita a esses endereços, tendo em vista que não são simples construções que estão ali desapercebidas por olhos apressados. Mas que, antes, são verdadeiras obras de sedução.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Geometria e sedução: o Art-Decô no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui