Geração UPP promove inclusão através do esporte

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Jovem Marion do projeto comemora medalha recebida

Criado em 2010 e desenvolvido por policiais, o projeto Geração UPP atende dezenas de comunidades do Rio com aulas de diversas modalidades de artes marciais, funcionando como excelente ferramenta de inclusão e educação dos jovens da periferia.

A delegação composta por 75 atletas, de 4 a 17 anos, nas faixas branca, cinza, amarela, laranja e azul, participou do campeonato de Jiu-Jitsu mais importante do país, da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, no último sábado (06/05). A equipe conquistou nada menos do que 43 medalhas, sendo 10 de ouro, 11 de prata e 14 de bronze, além de oito de participação (para atletas até 9 anos de idade).

“Fico muito feliz de ver o sucesso dessas crianças e adolescentes e, principalmente, a integração deles com os policias militares que trabalham em nove UPPs do Rio de Janeiro. Acredito que o esporte e a educação são a melhor forma de transformar os nossos jovens em cidadãos com consciência dos seus direitos e deveres. Parabéns aos policiais que dão vida a esse projeto há dez anos e aos parceiros que ajudam a tornar os sonhos de tantas crianças em realidade”, afirmou o Governador do Rio de Janeiro Wilson Witsel.

A ação é realizada em todas as comunidades cariocas que contam com Unidades de Polícia Pacificadora e conta com parceria da Legião da Boa Vontade, juntamente com a Super Rádio Brasil (940 AM/RJ), Team Nogueira, Prime Esportes, Boomboxe, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e das Secretarias de Estado de Esportes, Lazer e Juventude e de Segurança Pública.

Advertisement

Um dos primeiros coordenadores do projeto, O sargento PM Chagas Bola também se mostra entusiasmado com a iniciativa: “A sensação é de dever cumprido, não só para mim, mas para todos os meus parceiros de farda e de kimono e, claro, para essas crianças e jovens, que serão responsáveis pelo futuro da nossa sociedade. É um orgulho imenso fazer parte disso”, declarou o faixa preta.

A missão dos apoiadores da ação se concentra na reforma das salas, doação de tatames, quimonos, lanches e, em caso de viagens, cedem ônibus para a delegação. Além disso, os jovens atletas atingiram a marca de 200 medalhas conquistadas no campeonato, e somadas todas as participações, o projeto chega a 242 pódios.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Geração UPP promove inclusão através do esporte
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui