Algumas coisas parecem óbvias, por exemplo, que cabos e fios que estejam sem uso em postes sejam retirados. Pois é, parece que não é, tanto que o vereador Rafael Aloísio Freitas (MDB) apresentou o Projeto de Lei 140/2019 obrigando às concessionárias prestadoras de serviços de telefonia, televisão a cabo, internet e similares a remover os cabos, fios e demais componentes instalados na rede aérea sem uso em até doze meses.
Caso a concessionária não cumpra a lei pode ser obrigada a pagar uma multa diária de 5.000 UFIR, cerca de R$ 17.000 a valores de hoje. E caberia às concessionárias o levantamento do inventário dos cabos e do serviço de remoção, e ao PROCON Carioca o acompanhamento da adoção das medidas.
De acordo com a justificativa do vereador, o projeto o vislumbra diminuir o impacto visual causado, pelo emaranhado de cabos e fios sem uso deixados pelas concessionárias prestadoras de serviços de telefonia, televisão a cabo, internet e similares. Faz todo o sentido.
Aterrar, acho improvável que aconteça, mas se o projeto do vereador for aprovado já será um ganho.
A tendência do futuro é aterrar os fios em toda a extensão das áreas urbanas. É mais caro, porém, deixa a cidade mais limpa e bonita esteticamente.