Gestão compartilhada do Patrimônio Cultural do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Gestão compartilhada do Patrimônio Cultural do RioSolicitei à prefeitura que envie à Câmara do Rio projeto de lei autorizando o município  a criar o Comitê Gestor do Patrimônio Histórico-Cultural, em conjunto com as esferas estadual e federal. A criação do comitê tem como objetivos atuar como órgão regulador e estabelecer um patamar de diálogo entre as diversas instâncias governamentais e a sociedade civil. A gestão integrada do patrimônio histórico-cultural poderá facilitar projetos incentivados de preservação, de altíssimo custo, com participação da iniciativa privada, através de articulações de fontes de financiamento.

De acordo com o projeto, serão criados convênios com o governo federal, através do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional); com o estado do Rio, via Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural); e com o município, através do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

A preservação da memória de um povo está relacionada à preservação de seu patrimônio cultural. A proposta da gestão compartilhada contribui para a gestão mais efetiva e desfragmentada do patrimônio cultural de nossa cidade. Outro aspecto positivo do comitê é facilitar a vida do cidadão que tem um imóvel tombado, a partir do momento em que se estabelecem regras comuns para os bens tombados e para as áreas que circundam estes bens. Muitas vezes, a sociedade desconhece qual a esfera responsável por tombar determinado bem, como também desconhece o fato de um determinado bem cultural poder ser protegido por mais de um órgão.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Gestão compartilhada do Patrimônio Cultural do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui