Gil Castelo Branco fala sobre a 20ª Edição do Festival Gastronômico de Búzios

Produtor da 20ª Edição do Festival Gastronômico de Búzios, Gil Castelo Branco fala sobre o evento que acontece no mês de novembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Gil Castelo Branco - Foto: Fabio Rossi

Começa amanhã a 20ª Edição do Festival Gastronômico de Búzios, que esse ano reúne 15 restaurantes do Porto da Barra. As casas participantes criaram menus especiais com entrada, prato principal e sobremesa, que serão servidos às sextas e aos sábados de novembro, das 12h à 0h. Conversamos com o produtor Gil Castelo Branco, responsável pelo evento.

Confira a entrevista:

DIÁRIO DO RIO – Como foi produzir a 20ª edição do Festival Gastronômico de Búzios neste novo cenário?
Gil Castelo Branco: Este ano o Festival precisou ser adaptado ao momento pós pandemia, que ainda exige cuidados. Estamos pela primeira vez somente no Porto da Barra, em ambiente aberto, com menus com entrada, principal e sobremesa que serão servidos pelas casas, com serviço completo. Nas edições anteriores as receitas eram servidas em formato degustação e as pessoas degustavam enquanto circulavam pelo evento. Mas para este momento achamos que não seria conveniente estimular o consumo volante e a circulação de pessoas enquanto ainda estamos numa adaptação pós pandemia.

DDR – Mudou muita coisa nessa edição em relação as outras? Quais foram?
GCB: A principal mudança foi que decidimos focar o Festival no Porto da Barra, onde se concentram os principais chefs e nomes da gastronomia buziana. Por uma questão de posicionamento, escolhemos servir menus completos e não mais degustações.

Advertisement

DDR – Como surgiu a ideia de incluir as atividades culturais e esportivas dentro do Festival?
GCB: Durante o Festival sempre houve a aderência de Cultura e a valorização de produtores locais, além da comunidade Quilombola, que tem uma grande importância em Búzios. Para este ano, ampliamos a programação e, em parceria com a Secretaria Municipal do Lazer e do Esporte, realizaremos a primeira Búzios Running, no Aretê. As inscrições estão abertas.

Porto da Barra 2 Fotos credito Matheus Coutinho Gil Castelo Branco fala sobre a 20ª Edição do Festival Gastronômico de Búzios
Foto: Matheus Coutinho

DDR – Teve alguma orientação para criação dos menus?
GCB: A criação dos menus foi livre, tendo os chefs se baseado nos ingredientes mais frescos da temporada, sobretudo peixes e frutos do mar, que são as marcas da culinária buziana.

DDR – Quais são as suas expectativas em relação ao evento?
GCB: Este ano, apesar do desafio de promover um evento num momento ainda delicado, estou muito feliz de chegarmos à 20ª edição desse evento que já faz parte do calendário buziano e que movimenta não somente os restaurantes, mas toda a cidade. Desta vez, uma excelente oportunidade do público conhecer e frequentar o Porto da Barra, um dos locais mais lindos e badalados da cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Gil Castelo Branco fala sobre a 20ª Edição do Festival Gastronômico de Búzios
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui