Gilberto Gil é o mais novo ‘imortal’ da Academia Brasileira de Letras

O cantor, de 79 anos, vai ocupar o lugar do jornalista, advogado e escritor Murilo Melo Filho, que faleceu em maio de 2020

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Gilberto Gil toma posse na ABL. Gil assume a cadeira 20, que foi do jornalista, advogado e escritor Murilo Melo Filho / Divulgação

A Academia Brasileira de Letras (ABL) passou a contar com mais um “imortal”, na noite desta sexta-feira (8). O cantor e compositor Gilberto Gil, de 79 anos, assumiu a cadeira 20, que pertencia ao jornalista, advogado e escritor Murilo Melo Filho, que faleceu em maio de 2020. A cerimônia de posse foi realizada no Petit Trianon, no Centro do Rio, e foi transmitida ao vivo no canal da instituição no Youtube.

Gilberto Gil é o segundo negro a ocupar uma cadeira na Academia. O primeiro foi o escritor Domício Proença Filho, que presidiu a ABL entre 2016 e 2017. Em seu discurso de posse, Gil destacou que é o primeiro representante da música popular brasileira a tomar posse na ABL. Ele também enfatizou o importante papel que a Academia desempenha ao resguardar a cultura nacional.

Entre tantas honrarias que a vida generosamente me proporcionou essa tem para mim uma dimensão especial, não só porque aqui é a casa de Machado de Assis, um escritor universal, afrodescendente como eu, mas também porque a ABL, fundada em 20 de julho de 1897, representa mesmo para quem a crítica a instância maior que legitima e consagra de forma perene a atividade de um escritor ou criador cultura em nosso país”, declarou Gil.

O cantor e novo “imortal” criticou o processo de desqualificação pelo qual a cultura e os produtores culturais estão passando, bem como a ideologização das redes sociais.

Advertisement

“Poucas vezes na nossa história republicana o escritor, o artista, o produtor de cultura, foram tão hostilizados e depreciados como agora. Há uma guerra em prol da desrazão e do conflito ideológico nas redes sociais da Internet, e a questão merece a atenção dos nossos educadores e homens públicos”, disse Gilberto Gil.

A cadeira 20 da ABL tem como patrono Joaquim Manuel de Macedo e como fundador foi Salvador de Mendonça. Também ocuparam o assento: Humberto de Campos, Múcio Leão, Aurélio de Lyra Tavares e Emílio de Meneses.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) e a atriz Fernanda Montenegro, também empossada como “imortal” na ABL, no dia 25/03, também prestigiaram a posse de Gil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Gilberto Gil é o mais novo 'imortal' da Academia Brasileira de Letras
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Gilberto Gil é o mais novo 'imortal' da Academia Brasileira de Letras
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui