Google Trends registra pesquisas por formas de produzir ovos de Páscoa caseiros

O Instituto Rio21 analisou dados do Google Trends para o estado do Rio de Janeiro, mapeando quais termos relacionados à Páscoa a população fluminense mais tem pesquisado nas últimas 4 semanas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Álvaro Rezende

A Semana Santa começou no último domingo, 10 de abril, e termina no próximo sábado, dia 16, culminando no Domingo de Páscoa. O Instituto Rio21 analisou dados do Google Trends para o estado do Rio de Janeiro, mapeando quais termos relacionados à Páscoa a população fluminense mais tem pesquisado nas últimas 4 semanas. Os dados são disponibilizados em escala relativa – isto é, o termo mais buscado pontua 100 e as demais frequências são apresentadas em relação a esse pico.

Veja alguns dos termos relacionados à Páscoa que foram pesquisados no estado do Rio de Janeiro no último mês.

image 20 Google Trends registra pesquisas por formas de produzir ovos de Páscoa caseiros
Buscas pelos termos “páscoa”, “ovo de páscoa”, “ovo de colher” e “Semana Santa” no último mês. Fonte: Google Trends. Elaboração: Instituto Rio21

Desde meados de março, a frequência de buscas pelo termo “Páscoa” vem crescendo: um comportamento esperado,a medida que a data está se aproximando. No entanto, outros termos também relacionados não apresentaram grande modificação nas frequências de busca. Pesquisas pelo termo “ovo de páscoa” e “Semana Santa” só cresceram muito recentemente, enquanto a busca por “ovo de colher” apresentou, inclusive, uma queda.

O Google Trends também detecta termos relacionados aos apresentados acima e faz um mapeamento dessas buscas. Veja o mapeamento para o termo “Páscoa”.

Advertisement
image 21 Google Trends registra pesquisas por formas de produzir ovos de Páscoa caseiros
Buscas por termos relacionados à “páscoa” no último mês. Fonte: Google Trends. Elaboração: Instituto Rio21

Algumas das principais expressões relacionadas foram “ovo de páscoa”, em especial, e “Páscoa dia”. Outras informações interessantes também surgem: por exemplo, a busca por “como fazer ovo de páscoa” e “Páscoa significado”. No primeiro caso, representa um interesse por produzir ovos ao invés de comprá-los; no segundo, uma procura por compreender o significado da comemoração da data.

No caso do termo “ovo de páscoa”, algumas das principais palavras relacionadas foram.

image 22 Google Trends registra pesquisas por formas de produzir ovos de Páscoa caseiros
Buscas por termos relacionados a “ovo de páscoa” no último mês. Fonte: Google Trends. Elaboração: Instituto Rio21.

Surgem, nesse caso, nomes de algumas das principais lojas de chocolate e de ovos de Páscoa – “Cacau Show”, “Lojas Americanas” e “Kopenhagen”. Mais uma vez, aparece a pesquisa por produção de ovos de páscoa, possivelmente para evitar os gastos com a compra.

No caso dos ovos de colher, a distribuição dos principais termos relacionados é a seguinte.

image 23 Google Trends registra pesquisas por formas de produzir ovos de Páscoa caseiros
Buscas por termos relacionados a “ovo de colher” no último mês. Fonte: Google Trends. Elaboração: Instituto Rio21.

Surgem, inclusive, alguns sabores: “ovo de colher ninho com nutella” e “ovo de colher kinder bueno”. Além disso, a busca por como fazer o produto de forma independente também se faz presente.

Em conclusão, vemos que os termos relacionados à Páscoa estão, de modo geral, bastante relacionados aos ovos de chocolate. Note, por exemplo, que o principal termo relacionado à palavra “Páscoa” foi justamente “ovo de páscoa”. Além disso, três dos quatro gráficos mostram menções à produção caseira de ovos, sugerindo que um número expressivo de pessoas preferem produzir os próprios ovos ao invés de comprá-los. Mesmo assim, a compra desse produto ainda é muito comum, o que pode ser verificado pela presença do nome de uma série de lojas nas buscas relacionadas a “ovo de Páscoa”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Google Trends registra pesquisas por formas de produzir ovos de Páscoa caseiros
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui