Governador anuncia criação da Lei Orgânica da Polícia Civil do RJ

Nova medida deve estabelecer direitos e deveres dos policiais civis, não só durante as operações, mas também ao logo do trabalho investigativo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), anunciou nesta terça-feira (14/9) que está enviando para a Alej, o projeto de lei para a criação da ‘Lei Orgânica da Polícia Civil’.

Essa nova medida deve estabelecer direitos e deveres dos policiais civis, não só durante as operações, mas também ao logo do trabalho investigativo feito pelas delegacias que registram determinadas ocorrências. Outra expectativa é de que a nova lei possa garantir mais independência no trabalho da corporação contra o crime organizado.

Durante coletiva de imprensa, Cláudio Castro ressaltou que a medida é o reconhecimento do governo do estado e da sociedade ao trabalho da Polícia Civil, e anunciou a assinatura do contrato de licitação para a revitalização da Cidade da Polícia, onde estão localizadas as principais delegacias especializadas.

A lei prevê ainda a criação de um espaço especial para o planejamento de operações policiais, para que eles sejam realizadas com mais levantamento de dados de inteligência, sem que os criminosos possam chegar a informações privilegiadas.

Advertisement

Na segunda-feira, 13/9, o governador já tinha dito que abriria novas vagas de concurso para a corporação, com 50 vagas para delegados. E no domingo, 11/9, a nova lei orgânica foi motivo de um debate antecipado das eleições 2022, com Castro e o pré-candidato Marcelo Freixo (PSB) discutindo pelo Twitter:

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governador anuncia criação da Lei Orgânica da Polícia Civil do RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui