Palco da tradicional Feira do Rio Antigo, a Rua do Lavradio, no Centro, agora é Patrimônio Imaterial do Estado. É o que define a Lei 9.411/21, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual André Ceciliano (PT), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada, nesta quarta-feira (22/9), no Diário Oficial.

A lei contempla todo o complexo de imóveis e eventos culturais históricos realizados no local, inclusive a feira, que ocorre aos sábados. O evento era realizado uma vez por mês, mas passou a ser semanal, com número menor de barracas, para evitar aglomerações.

O Shopping Paço do Ouvidor é referência no Centro do Rio. Passa no Paço

A Rua do Lavradio faz parte da história do Rio de Janeiro. Em apenas 700 metros de extensão, já abrigou alguns dos mais elegantes endereços do Rio Antigo e foi cenário de escritores como Machado de Assis, Lima Barreto e João do Rio”, justificou o deputado André Ceciliano, no texto do projeto que deu origem à lei.

O Governo do Estado também poderá celebrar convênios e firmar parcerias junto à Prefeitura do Rio para estimular as ações culturais e o turismo histórico no local. Entretanto, foi vetado o trecho do projeto original que previa a adoção de iniciativas de investimento e manutenção dos imóveis, incluindo o abatimento ou a isenção de tributos municipais condicionados à manutenção das características históricas dos imóveis. O governador alegou que as medidas violam a autonomia do município, contrariando o princípio constitucional da separação dos poderes.

Considerado um dos endereços mais queridos dos cariocas, a Lavradio – que faz fronteira entre o Centro e a movimentada Lapa – tem em suas imediações outros centros culturais da cidade, como o Circo Voador, a Fundição Progresso e o Rio Scenarium. É vizinha também da histórica Praça Tiradentes – com seus teatros municipais João Caetano e Carlos Gomes – e o imponente Real Gabinete Português de Leitura.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui